AS RAZÕES DE UMA RUPTURA: ELEMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA PROVA DE REDAÇÃO NOS EXAMES VESTIBULARES ISOLADOS DA UFRJ - 1987/88 - 2007/08

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Macedo Corrêa e Castro

Resumo

Este texto reúne dados relativos à história do vestibular durante o período de 1901 a 1987. A abordagem está direcionada para a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar esse percurso histórico como base para a discussão acerca dos desdobramentos, para a Educação Básica, decorrentes da inclusão de provas de redação nos vestibulares da UFRJ, a partir de 1987/88. A apresentação dos dados está encaminhada com dois enfoques: (1) o dos documentos legais que regulam os exames vestibulares; (2) o das perspectivas de ensino de Língua Portuguesa, com especial atenção ao período que vai de 1968 a 1988.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ANASTASIOU, Léa das G. C. e PIMENTA, Selma G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção Docência em formação)

ANGELO, Graziela L. de. Revisitando o ensino tradicional de Língua Portuguesa. (Tese de doutorado). Campinas, UNICAMP: Instituto de Estudos da Linguagem, 2005.

BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática. Opressão? Liberdade? São Paulo: Ática, 1985.

BRASIL, MEC-Comissão para o Aperfeiçoamento do Ensino/Aprendizagem da Língua Portuguesa. Diretrizes para o Aperfeiçoamento do Ensino/Aprendizagem da Língua Portuguesa -- Relatório Conclusivo. Brasília, MEC, 1986.

BRITTO, Luiz P. L. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). IN: GERALDI, João W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001.