A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO DESEMPENHO ESCOLAR: ESTUDO DE DADOS DA GERAÇÃO ESCOLAR 2005

Conteúdo do artigo principal

Cláudio Marques M. Nogueira
Maria Amália de Almeida Cunha
Maria José Braga Viana
Tânia de Freitas Resende

Resumo

O texto apresenta uma síntese dos resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma articulada ao “Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005 -- Projeto GERES”. Durante quatro anos, este projeto acompanhou os desempenhos escolares de cerca de 21.000 alunos do Ensino Fundamental, em cinco cidades brasileiras. A partir da delimitação de uma subamostra da população GERES, aplicamos questionários a 299 famílias de Belo Horizonte, visando identificar a influência das características familiares sobre o desempenho escolar dos alunos. Optamos por tomar como variáveis independentes não apenas os aspectos mais objetivos das famílias (renda, ocupação, escolaridade, nº de filhos, entre outros), mas também aspectos mais difíceis de serem mensurados (modos de regulação das tarefas cotidianas, usos do tempo e relação com o futuro, formas de exercício da autoridade familiar, usos da língua escrita, etc).

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ALMEIDA, Ana Maria F.; NOGUEIRA, Maria Alice. A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 49-65.

ALVES, F. C. de M. . Escolhas familiares no contexto da estratificação educacional e residencial da cidade do Rio de Janeiro. Seminário GERES, Belo Horizonte, abr, 2008.

ALVES, M. T. G. .As pesquisas sobre o Efeito das Escolas: constituição do campo de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. Teresina: EDUFPI, 2006, p. 47-64.

BALLION, R. .Les consommateurs d'école. Paris : Stock, 1982.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Organização de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis: Vozes, 1998a.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Organização de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis: Vozes, 1998b.