Aprendizagem colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: protagonismo dos actantes envolvidos

Conteúdo do artigo principal

Diane Schlieck
Martha Kaschny Borges

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo descrever duas práticas educativas que utilizaram a metodologia da Pedagogia de Projetos mediada pelas Tecnologias Digitais. Para tanto, dialogamos com Santaella (2004, 2013) e Serres (2015) para compreendermos como o aluno contemporâneo está se apropriando das informações encontradas no mundo digital e as transformando em conhecimento, e com Latour (2012, 2016) e Lemos (2013) para pensarmos a aprendizagem colaborativa na perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR). Conclui-se que um dos maiores desafios educacionais contemporâneos é desenvolver práticas educativas que promovam uma aprendizagem mais colaborativa e consolidem o aluno como autor e coautor no processo de construção do seu conhecimento a fim de que ele crie relações significativas com o mesmo.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diane Schlieck, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui Graduação em Pedagogia pela UFSM/RS (2002) e Especialização em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ (2010). Durante quatro anos foi Professora dos Anos Iniciais, da rede pública e privada (Escola dos Sonhos) de Florianópolis. No ano de 2009, efetivou-se na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis como Auxiliar de Ensino, onde coordenou a Sala Informatizada, da ED Jurerê, por dois anos. Em 2011, efetivou-se novamente na RME de Florianópolis, como Professora de Ensino de Tecnologia Educacional, na EBM Intendente Aricomedes da Silva. Em 2013 e 2015, ganhou o Prêmio de Professor Nota 10 de Florianópolis, com os Projetos "Blog da Horta EBIAS" e "Animação: criando relações significativas com o conhecimento por meio da técnica Stop Motion". No ano de 2013, participou como bolsista de Escola Básica do Projeto OBEDUC/UDESC. Em 2014 tornou-se mãe da Valentina. No primeiro semestre de 2016, cursou, como aluna especial, a disciplina Educação e Cibercultura, do PRGE/UDESC, ministrada pela Professora Doutora Martha Kaschny Borges. E, neste mesmo ano, começou a cursar o Mestrado em Educação, na UDESC, sob a orientação da Professora Doutora Martha Kaschny Borges, na Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia, no Grupo de Pesquisa Educaciber - Educação e Cibercultura.

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa catarina - UDESC

É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestre em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutora em Educação pela Université Pierre Mendes France II (2001). Foi Presidente e Diretora Técnico-Científico da Fundação Escola de Governo ENA. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UDESC e do Programa de Pós-Graduação em Administração - ESAG/UDESC. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Université Aix-Marseille, França e Estágio Pós-doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha, em 2015. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, com os seguintes temas: Educação e Cibercultura, Tecnologias Digitais na Educação, Teoria Ator-Rede, Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital. Atualmente é a Presidente da Aliança Francesa de Florianópolis.

Referências

ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini.

BORGES, Martha Kaschny.

DORNELLES, Leni Vieira.

IRALA. Esrom Adriano.

TORRES. Patrícia Lupion.

LATOUR, Bruno.

LEMOS. André.

MORAN. José Manuel.

SANTAELLA, Lúcia.

SERRES, Michel.