A DIMENSÃO POLÍTICO/EDUCATIVA DAS OPÇÕES ESTÉTICAS NOS MANIFESTOS FUNDADORES DO CINEMA COMO ARTE

Conteúdo do artigo principal

Rosália Duarte
Marcus Tavares

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre como o cinema concebeu, originalmente, o papel educativo que poderia vir a desempenhar na sociedade, pelo ponto de vista dos primeiros realizadores. Argumenta-se que o caráter educativo do cinema estava presente, explícita e/ou implicitamente, entre os objetivos de alguns de seus mais importantes criadores. Para tanto, tomam-se como fonte textos de lançamento de movimentos estéticos cinematográficos, surgidos nas primeiras décadas da invenção do cinematógrafo, que tinham como objetivo apresentar propostas para o que deveria ser a nova arte.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, Cinead-Lise-FE/UFRJ, 2008.

BIRMAN, Joel. A estética como política. Cinemais -- Revista de cinema e outras questões audiovisuais, Brasília, n.9, pp. 12-19, jan/fev. 2008.

BRETON, André. Manifesto do surrealismo. 1924. Disponível em http://www.culturabrasil.pro.br/zip/breton.pdf. Acesso em 02/08/2009.

CARVALHAL, Fernanda Caraline de Almeida. Luz, câmera, educação! Impactos do Instituto Nacional de Cinema Educativo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá. 2008. Disponível em http://www.estacio.br/mestrado/educacao/ticpe2008.asp

CATELLI, Rosana Elisa. Cinema e Educação em John Grierson. 2003. Disponível em