ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO COTIDIANO DE UMA SALA DE AULA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS (PELOTAS, RS)

Conteúdo do artigo principal

Eliane Peres
Gabriela Nogueira

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada no período de março a dezembro de 2010, em uma turma de 1º ano da rede municipal de ensino de Pelotas/RS. O objetivo principal foi identificar práticas de alfabetização e de letramento após a mudança do ensino fundamental de oito para nove anos, considerando que a rede municipal de Pelotas implantou o ensino fundamental de nove anos em sua totalidade apenas em 2010. Na investigação, de abordagem etnográfica, os dados foram coletados através de observações com registros em diário de campo, fotografias, filmagens e da recolha de atividades propostas às crianças, inclusive aquelas registradas nos cadernos escolares. Os dados da pesquisa relevaram que, no caso da turma observada, em alguns momentos a alfabetização esteve associada a situações de uso cotidiano da leitura e da escrita. Contudo, a maioria das atividades desenvolvidas em sala de aula evidencia uma prática ainda voltada para o ensino de sílabas e de palavras isoladas, revelando uma perspectiva de alfabetização cuja concepção é a de que ler é decodificar, e escrever é copiar.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ATKINSON, Paul y COFFEY, Amanda. Encontrar el sentido a los datos cualitativos. Estrategias complementarias de investigación. Medellín, Universidad de Antioquia. 2003.

CASTANHEIRA, Maria Lucia. Aprendizagem contextualizada: discurso e inclusão na sala de aula. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2004.

CASTANHEIRA, Maria Lucia; GREEN, Judith e DIKSON,Carol. Práticas de letramento em sala de aula: uma análise de ações letradas como construção social. Revista Portuguesa de Educação. Braga, v. 20, n. 2, p.7-38, 2007.

DIONÍSIO, Maria de Lourdes. Entrevista com Maria de Lourdes Dionísio: Educação e os estudos atuais sobre o letramento. In: PELANDRÉ, Nilcea e FICHER, Adriana. Perspectiva. Florianópolis, v. 25, nº 1, p. 209-224, jan/jun 2007. Disponível

in:http://kino.iteso.mx/~gerardpv/tesis/metod-cualitAtkinson.htm Acesso em março de 2011.

GEERTZ, Cliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.