A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: REFLEXÕES SOBRE A HABILIDADE DA COMPREENSÃO LEITORA EM ADOLESCENTES

Conteúdo do artigo principal

Gerliane Kellvia Amâncio Barbosa
Andrea Maria Rocha Rodrigues
Marilandia Sabino de Oliveira

Resumo

Neste trabalho, tivemos como objetivo descrever, analisar e contribuir com as discussões sobre a compreensão leitora de adolescentes, buscando refletir os fatores que compõem esse processo. Utilizamo-nos da entrevista semiestruturada e da aplicação de duas atividades, uma com utilização de estratégias metacognitivas e outra sem nenhuma estratégia, para que assim pudéssemos comparar o desempenho da compreensão leitora nesses adolescentes. Ao final, vendo os sujeitos da pesquisa sob a ótica da psicopedagogia, entendemos que suas dificuldades estariam relacionadas a atrasos desencadeados pela ineficácia da escola em estabelecer uma prática de leitura significativa, e não à existência de dificuldades de leitura permanentes.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BASTOS, Marbênia Gonçalves Almeida. Formação de professores para o diagnóstico das dificuldades de leitura e escrita. Fortaleza: UECE, 2003.

BOSSA, Nádia A. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

CAMPOS, Rose. O outro lado da dificuldade da aprendizagem. Viver Psicologia. Segmento Janeiro, pp.24-29, 2002.

CONDEMARIN, Mabel; BLOMQUIST, Marlys. Dislexia: manual de leitura corretiva. Tradução de Ana Maria Neto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1986.

CONDEMARIN, Mabel. Leitura corretiva e remedial. Tradução de Jonas Pereira dos Santos. [S.L]: Editora Real PSY II, 1994.