REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS DE ACESSO AO LIVRO E À LEITURA LITERÁRIA EM CINCO MUNICÍPIOS FLUMINENSES

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Patrícia Corsino
Claudia Pimentel
Mônica Pinheiro Fernandes

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa Programa Nacional de Biblioteca naEscola- PNBE-2005: seleção, escolha, acesso e apropriação do acervo em escolas do Estadodo Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). O campo empírico da pesquisa foi constituído a partir dealguns procedimentos metodológicos, tais como entrevistas semiestruturadas e grupos focaiscom os responsáveis pelos projetos de livro e leitura nas escolas e nas Secretarias Municipaisde Educação. Conclui-se que conjugar livro de qualidade, espaço organizado para os livros eambiente de leitura que ampliem leituras das crianças exige ações e continuidade, sendo aformação do professor-leitor fundamental.

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Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

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