"É MEU ÚLTIMO ANO AQUI MESMO [...] TÔ PENSANDO EM BOTAR FOGO NA ESCOLA": O COTIDIANO ESCOLAR E AS PRÁTICAS DE RESISTÊNCIAS

Conteúdo do artigo principal

Wescley Dinali
Anderson Ferrari

Resumo

A partir da fala de um aluno, o que é possível de ser problematizado? Não somente a falatítulo,mas diferentes situações entre alunos e entre alunos e professores fazem parte desteartigo, no intuito de discutir que modelo de escola estamos vivenciando e sua relação com aconstituição das subjetividades, sobretudo no que diz respeito à articulação disciplina e“indisciplina”. Buscamos estabelecer um diálogo entre os conceitos foucaultianos detransgressão, resistências e práticas de liberdade com questões relativas ao cotidiano escolar,sobretudo problematizando as ações desviantes dos sujeitos escolares, as ditas “indisciplinas”,que aqui serão pensadas como resistências, consequentemente, como práticas de liberdade.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009.

BRANCO, Guilherme Castelo. Considerações sobre ética e política. In: BRANCO, Guilherme Castello; PORTOCARRERO, Vera (orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000, pp. 310-327.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2006.

EWALD, François. Foucault, a norma e o direito. 2ª ed. Vega, 2000.

EIZIRIK, Marisa Faermann. Michel Foucault: a agonística do espaço pedagógico. In: Educação subjetividade e poder. Porto Alegre: n. 3, pp. 99-109, abr. 1996.