Professoras alfabetizadoras: memórias de leitura e prática pedagógica
Resumo
Apresentamos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado, em que foi investigada a relação que professoras alfabetizadoras estabeleceram com a leitura durante a infância. Buscamos saber como tal relação repercute em suas atuais práticas pedagógicas. O referencial teórico é constituído a partir da Análise do Discurso de matriz francesa, da Teoria Sócio‑Histórica do Letramento e das contribuições de Chartier e seguidores. As análises discursivas realizadas assinalam que as professoras que experimentaram relações amorosas com a leitura na infância desenvolvem práticas pedagógicas que possibilitam aos alunos ocupar a posição de intérpretes‑historicizados. Professoras que vivenciaram o desprazer com a leitura, sem ressignificá-lo, reproduzem o discurso pedagógico escolar tradicional
Palavras-chave
ALFABETIZAÇÃO, PROFESSORAS ALFABETIZADORAS; LEITURA; PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR
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PDFDOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16562
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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747
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