IDENTIDADE E MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE INGLÊS E SUAS CRENÇAS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO LONGITUDINAL

Conteúdo do artigo principal

Bruna Martins de Oliveira
Ana Maria Ferreira Barcelos

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa longitudinal que investiga motivação, crenças e experiências de uma turma do curso de Letras durante o quarto e o quinto períodos de sua graduação. Dessa forma, ele contribui com subsídios para os cursos de formação de professores de línguas ao procurar compreender como os alunos de Letras (professores em formação) se mostram motivados ou não para serem professores, quais crenças possuem e quais experiências e identidades profissionais constroem durante sua trajetória no curso de Letras. Esta pesquisa propõe o estudo desses aspectos dentro de uma perspectiva dinâmica em que todos esses elementos estão interrelacionados.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Bruna Martins de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa - Brasil



Referências

BARCELOS, A.M.F. Cognição de professores e alunos: Tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F. & VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.) ___ Crenças e Ensino de Línguas: Foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes, 2006. Cap. 1. p. 15-42.

BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 109-138, 2007.

CARVALHO, V. C. P. S. A aprendizagem de língua estrangeira sob a ótica de alunos de letras: Crenças e mitos. 2000. Dissertação de Mestrado, UFMG, Belo Horizonte: 2000.

CROOKES, G. A practicum in TESOL: professional development through teaching practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry and research design: Choosing among five traditions. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.