Gêneros textuais na alfabetização: explorando poemas e cordéis

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Ana Cristina da Silva Rodrigues
Lisiane Fernanda de Moraes Guilardi Paiva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo reafirmar a importância da leitura em sala de aula, através do desenvolvimento do trabalho com diferentes gêneros textuais, dando destaque aos poemas e cordéis de artistas locais. Para compreender como ocorre este trabalho em sala de aula, foi realizado um estudo de caso com aplicação de questionários com os professores titulares das turmas de anos iniciais, além do suporte bibliográfico para a análise do tema. Os dados coletados foram analisados através da análise de conteúdo. Como conclusões se destacam a realização de poucos trabalhos com artistas locais, além da necessidade da revisão do trabalho com poemas e cordéis no processo de alfabetização com propostas de formação docente.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação, professora do curso de pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação do Campus Jaguarão da Unipampa. Diretora do Campus Jaguarão e presidente da Comissão Própria de Avaliação da insituição.

Lisiane Fernanda de Moraes Guilardi Paiva, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Pedagogia pela Univerisdade Federal do Pampa, bolsista do PIBID subprojeto Pedagogia -Campus Jaguarão-RS

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