A importância da prontidão para ler e escrever

Conteúdo do artigo principal

Adalgisa Cristina Marques Boni
Halana Carolina Maia
Marina Peccinin Barbosa

Resumo

Este estudo teve como objetivo descobrir, através da avaliação e da análise das áreas psicomotora, cognitiva e linguística, se as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I (EFI) precisam desenvolver habilidades para aquisição da leitura e da escrita. 62 crianças do 1º ano do EFI da rede pública da cidade de Limeira efetuaram um Protocolo de Avaliação sobre as habilidades psicomotoras/cognitivas e linguísticas. Observou-se que as habilidades estudadas interferiram na qualidade do processo de alfabetização e não diretamente no aprender ou não a ler e escrever. Assim, corrobora-se a importância de incorporação de atividades voltadas para estas habilidades durante a Educação Infantil e no início do Ensino Fundamental I.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adalgisa Cristina Marques Boni, Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Professora dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Pós graduação em Psicopedagogia nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Psicopedagoga Titular da ABPP.

Referências

ALBUQUERQUE, E.B.C. de. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M. Alfabetização e letramento: Conceitos e relações, Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (11-21)

ALVES, F. Psicomotricidade: Corpo, ação e emoção. 4.ed. Rio de Janeiro : Wak, 2008.

CAPELLINI, S. A.; SMYTHE, I. Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas. Marília: Fundepe, 2008.

CAPOVILLA, A.G.S; CAPOVILLA, F.C.C. Problemas de leitura e escrita: Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 4. ed. São Paulo: Memmon, 2004.

CONDEMARIN, M.; BLOMQUIST, M. Dislexia: Manual de leitura corretiva. Trad. Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas,1986.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 24. ed. atualizada. São Paulo: Cortez, 2001.

GUIMARÃES, S. R. K. Aprendizagem da leitura e escrita: O papel das habilidades metalinguísticas. São Paulo: Vetor, 2005.

KAMII, C. A criança e o número. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 1992.

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1988.

LIMA, L. O. Piaget: Sugestões aos educadores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

LURIA, A.R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Ed. da USP, Livros Técnicos e Científicos Ed. S.A., 1981.

MEDEIROS, A. C. C. A importância da psicomotricidade para o processo de alfabetização. 2011. Disponível em: < http://bdm.unb.br/bitstream/10483/2188/1/2011_AnaClaudiaCostaMedeiros.pdf>. Acesso em 17 dez. 2017.

OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num Enfoque Psicopedagógico. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

________, G. C. Psicomotricidade: Um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita. 1992. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253637>. Acesso em 12 dez. 2017.

SANTOS, D. R. dos. Habilidades psicomotoras predizentes à aprendizagem da escrita, 2016. Disponível em: < https://www.psicopedagogia.com.br/index.php/1707-habilidades-psicomotoras-predizentes-a-aprendizagem-da-escrita>. Acesso em 22 nov. 2017.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

________, M. Letramento: Um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clínica: Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13. ed., Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.