Circuito de atividades diversificadas: leitura e escrita na escola

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Dóris Pires Vargas Bolzan
Ana Carla Hollweg Powaczuk

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma abordagem metodológica desenvolvida para o trabalho com a leitura e a escrita no contexto escolar, o Circuito de Atividades Diversificadas (CAD). Destacam-se princípios e eixos orientadores do trabalho pedagógico, enfatizando-os como elementos capazes de qualificar as práticas de alfabetização a partir de processos colaborativos. Finaliza-se apresentando tensões: o processo de escolarização e as práticas sociais da leitura e escrita, que ensejam o protagonismo dos estudantes do ciclo de alfabetização; os propósitos escolares e os propósitos extraescolares, que tratam das condições de uso da língua dentro e fora da escola; o conhecimento durável e a preservação de sentido sobre a leitura e a escrita, enfocando a importância da formação de leitores e escritores.

 

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Dóris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, na área de Fundamentos da Leitura e da Escrita.  Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional (Mestrado Profissonal). Área da Educação.

Editora chefe da Revista de Políticas Educativas NEPI/AUGM (B2) e editora de seção da Revista educação (UFSM) (A1).

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino., área de Estágios e Fundamentos da Leitura e da Escrita. Professora Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional (Mestrado Profissonal).  Área da Educação.

Editora de seção da Revista educação (UFSM) (A1).

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