A articulação teoria-prática na formação inicial do professor alfabetizador

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Francisca Mônica Silva da Costa
Janaína Luiza Moreira de Castro
Adriana Leite Limaverde Gomes

Resumo

Este texto analisa a articulação teoria/prática na formação de professores alfabetizadores, por meio da pesquisa qualitativa de um estudo de caso realizado com alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na disciplina Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa no ciclo de alfabetização. Para isso, utilizamos a entrevista semiestruturada e a observação participante, com as quais constatamos que tal articulação, assim como a metodologia utilizada na disciplina, contribuem para uma sólida base teórica e conceitual dos professores alfabetizadores, preparando-os para os desafios da prática pedagógica.

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Artigos
Biografia do Autor

Francisca Mônica Silva da Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará -- UFC. Mestre em Educação Brasileira pela UFC. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Rede municipal de Fortaleza. Tem experiência na área da educação, com ênfase na área da alfabetização e letramento, educação especial e educação inclusiva.

Janaína Luiza Moreira de Castro, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará -UFC.Pedagoga pela UFC. Participa do grupo de estudos LER (Linguagem Escrita Revisitada) e é bolsista CAPES pelo grupo de pesquisa ARCA (Alfabetização com Recursos abertos de Comunicação Alternativa).

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Pesquisadora nas áreas de alfabetização, deficiência intelectual, educação especial e educação inclusiva. Pesquisadora coordenadora na UFC do grupo de pesquisa ARCA (Alfabetização com Recursos abertos de Comunicação Alternativa).

Referências

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