A HEGEMONIA DO DISCURSO EMPRESARIAL DE SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: NOVA ESTRATÉGIA DO CAPITAL

Conteúdo do artigo principal

Carlos Frederico B. Loureiro
Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

Resumo

Objetivamos no presente artigo evidenciar a hegemonia discursiva empresarial sobre sustentabilidade nas práticas de educação ambiental na escola, explicitando sua dinâmica e analisando criticamente seus argumentos. Para tanto, recuperamos o modo conflituoso como o campo da educação ambiental se constitui na atualidade e problematizamos a apropriação predominante do conceito de sustentabilidade. Ao final, tecemos considerações específicas sobre a presença de empresas e ONGs nas escolas por meio de projetos descolados dos contextos socioeducativos locais, fundamentados no discurso empresarial da sustentabilidade e da responsabilidade social.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ACSELRAD, Henri; BEZERRA, Gustavo das Neves; MELLO, Cecília Campelo do Amaral. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

ACSELRAD, Henri. Sustentabilidade e desenvolvimento: modelos, processos e relações. Rio de Janeiro, série Cadernos de Debate Brasil Sustentável e Democrático, FASE, nº5, 1999.

ACSELRAD, Henri. e LEROY, Jean Pierre. Novas premissas da sustentabilidade democrática. Rio de Janeiro, série Cadernos de Debate Brasil Sustentável e democrático, FASE, nº1, 1999.

ALTVATER, Elmar. O fim do capitalismo como o conhecemos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

BAGNOLO, C. M. A relação empresas e professores no que tange à Educação ambiental: responsabilidade de quem? CD-ROM. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos (SP), 2009.