Contribuições do professor para a aprendizagem de atos de escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16736

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem da escrita. Contribuições do professor. Pesquisa-ação. Gêneros do discurso.

Resumo

Este artigo objetiva discutir as contribuições do professor para a aprendizagem de atos de escrita a partir do trabalho de produção textual de crianças do sexto ano, que ainda não dominavam de forma adequada a escrita convencional. Com base nos dados gerados por meio da metodologia de pesquisa-ação, foram estabelecidos diálogos com alguns princípios da Teoria Histórico-Cultural sobre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento e com pressupostos do Círculo de Bakhtin em relação ao ensino por meio dos gêneros do discurso. Concluiu-se que, a partir da produção de enunciados inseridos em situação extraverbal, as crianças se apropriam dos atos de escrita.

Biografia do Autor

Érika Chrsitina Kohle, Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/Marília. Agência Financiadora: CAPES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília. Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Marília-2016), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília -2014) e graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Assis- 2002). Fez especialização em Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012). Participa desde 2011 do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação e desde 2015 do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural, ambos pertencentes ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília.

Stela Miller, Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/Marília.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1971), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Dracena (1972), mestrado em Linguística e Filologia da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professora assistente doutora aposentada do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp - Marília (SP) e professora voluntária do programa de Pós-Graduação em Educação na mesma Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (ciclo I), atuando principalmente nos seguintes temas:ensino e aprendizagem da língua portuguesa - ensino fundamental (séries iniciais), implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural.

Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/Marília. Agência Financiadora: CAPES

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília.Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Câmpus Marília. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Câmpus de Marília. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Toledo e participante do grupo de pesquisa:Implicações Pedagógicas da Teoria historico cultural, Unesp campus de Marilia.

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Publicado

2018-12-12