Contribuições do professor para a aprendizagem de atos de escrita

Conteúdo do artigo principal

Érika Chrsitina Kohle
Stela Miller
Cleber Barbosa da Silva Clarindo

Resumo

Este artigo objetiva discutir as contribuições do professor para a aprendizagem de atos de escrita a partir do trabalho de produção textual de crianças do sexto ano, que ainda não dominavam de forma adequada a escrita convencional. Com base nos dados gerados por meio da metodologia de pesquisa-ação, foram estabelecidos diálogos com alguns princípios da Teoria Histórico-Cultural sobre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento e com pressupostos do Círculo de Bakhtin em relação ao ensino por meio dos gêneros do discurso. Concluiu-se que, a partir da produção de enunciados inseridos em situação extraverbal, as crianças se apropriam dos atos de escrita.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Érika Chrsitina Kohle, Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/Marília. Agência Financiadora: CAPES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília. Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Marília-2016), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília -2014) e graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Assis- 2002). Fez especialização em Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012). Participa desde 2011 do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação e desde 2015 do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural, ambos pertencentes ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília.

Stela Miller, Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/Marília.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1971), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Dracena (1972), mestrado em Linguística e Filologia da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professora assistente doutora aposentada do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp - Marília (SP) e professora voluntária do programa de Pós-Graduação em Educação na mesma Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (ciclo I), atuando principalmente nos seguintes temas:ensino e aprendizagem da língua portuguesa - ensino fundamental (séries iniciais), implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural.

Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/Marília. Agência Financiadora: CAPES

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília.Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Câmpus Marília. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Câmpus de Marília. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Toledo e participante do grupo de pesquisa:Implicações Pedagógicas da Teoria historico cultural, Unesp campus de Marilia.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

______. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LEONTIEV. A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias Del Hombre, 1978.

MILLER, S. O epilinguístico: uma ponte entre o linguístico e o metalinguístico. 1998. 181f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade Estadual Paulista, Marília, 1998.

MILLER, S.; MELLO, S. A. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita em criança de 0 a 5 anos. Curitiba: Pro-Infanti, 2008.

SCHULZ, A. Pesquisa-ação: uma metodologia de mediação entre teoria e prática de ação docente universitária. In: MALUSÁ, A.; FELTRAN, R. C. de S. (Orgs.). A Prática da Docência Universitária. São Paulo: Factash, 2003. p. 199-226.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000a.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988. p. 103-117.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. 2. ed. Moscou: Visor, 2000b. v. 3.