USO DO CONHECIMENTO EVOLUTIVO NA TOMADA DE DECISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS

Dália Melissa Conrado Conrado, Felipe Braga Leal, Ítalo Nascimento de Carvalho, Leonídia Maria S. Cruz, Maíra Miele O. R. de Souza, Tiago P. de Almeida, Uelen O. Moura, Claudia Sepulveda, Charbel N. El-Hani

Resumo


O conhecimento evolutivo constitui um dos fundamentos para a tomada de decisão em questões sociocientíficas relevantes, incluindo problemas socioambientais. Aplicamos um questionário, construído e validado por nós, a 158 estudantes do ensino médio de três escolas públicas do estado da Bahia para investigar a mobilização do conhecimento evolutivo na tomada de decisão em questões socioambientais. Os resultados mostram a dificuldade dos estudantes na aplicação do conhecimento evolutivo em tais questões, indicando a importância de maior investimento no ensino de evolução no nível médio, de modo a promover melhor aprendizagem de evolução e de sua relação com questões sociocientíficas.

Palavras-chave


questões sociocientíficas; conhecimento evolutivo; relações CTS.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTERS, B. J.; NELSON, C. E. Perspective: Teaching evolution In higher education. Evolution. v. 56, n. 10, p. 1891-1901, 2002.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educação CTS: articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. Anais do V Encontro Iberoamericano sobre Las Relaciones CTS em La Educación Científica. Málaga. p. 1-7, 2006.

AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 1, p. 1-15. 2003.

AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.

BIZZO, N. M. V. From Down House landlord to Brazilian high school students: What has happened to evolutionary knowledge on the way. Journal of Research in Science Teaching, v. 31, n. 5, p. 537-556, 1994.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i14.1675

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



    


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.