USO DO CONHECIMENTO EVOLUTIVO NA TOMADA DE DECISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS

Conteúdo do artigo principal

Dália Melissa Conrado Conrado
Felipe Braga Leal
Ítalo Nascimento de Carvalho
Leonídia Maria S. Cruz
Maíra Miele O. R. de Souza
Tiago P. de Almeida
Uelen O. Moura
Claudia Sepulveda
Charbel N. El-Hani

Resumo

O conhecimento evolutivo constitui um dos fundamentos para a tomada de decisão em questões sociocientíficas relevantes, incluindo problemas socioambientais. Aplicamos um questionário, construído e validado por nós, a 158 estudantes do ensino médio de três escolas públicas do estado da Bahia para investigar a mobilização do conhecimento evolutivo na tomada de decisão em questões socioambientais. Os resultados mostram a dificuldade dos estudantes na aplicação do conhecimento evolutivo em tais questões, indicando a importância de maior investimento no ensino de evolução no nível médio, de modo a promover melhor aprendizagem de evolução e de sua relação com questões sociocientíficas.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Dália Melissa Conrado Conrado, Universidade Federal da Bahia - Brasil



Referências

ALTERS, B. J.; NELSON, C. E. Perspective: Teaching evolution In higher education. Evolution. v. 56, n. 10, p. 1891-1901, 2002.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educação CTS: articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. Anais do V Encontro Iberoamericano sobre Las Relaciones CTS em La Educación Científica. Málaga. p. 1-7, 2006.

AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 1, p. 1-15. 2003.

AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.

BIZZO, N. M. V. From Down House landlord to Brazilian high school students: What has happened to evolutionary knowledge on the way. Journal of Research in Science Teaching, v. 31, n. 5, p. 537-556, 1994.