EXPERIÊNCIAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: SUJEITOS E(M) ATUAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Dayse Martins Hora
Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
Alessandra Victor do Nascimento Rosa
Érika Christina Gomes de Almeida

Resumo


Esta comunicação apresenta dados de pesquisa realizada no estado do Rio de Janeiro, que visa mapear experiências de ampliação da jornada escolar, privilegiando um de seus focos -- os sujeitos e(m) atuação. Metodologicamente, trabalhamos com instrumento de coleta de dados, do qual destacamos uma questão referente a esse foco. Os dados nos levam a reflexões acerca do trabalho e da profissionalização docente, assim como dos projetos de ampliação da jornada escolar em relação aos sujeitos que neles atuam e de sua(s) formação(ões). Os resultados destacam, nas experiências do Programa Mais Educação, a ausência de estratégias mais efetivas em relação à formação dos sujeitos que nele atuam e às condições de trabalho que lhes são propiciadas. Recortando a investigação nas experiências do Mais Educação, perguntamos: Ao incentivar a busca por oficineiros da própria comunidade, pelo “compartilhamento” da responsabilidade no processo educativo, sem se preocupar prioritariamente com a qualificação, valorização e inserção destes profissionais, não estará o Programa Mais Educação comprometendo o alcance do seu principal objetivo -- a melhoria da qualidade da educação básica?

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Portaria Normativa Interministerial nº. 17, de 24 de abril de 2007. Brasília, 2007: Institui o Mais Educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/salas_multifuncionais.pdf. Acesso em: 30 ago. 2012.

BRASIL. Decreto 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Disponível em:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Manual da Educação Integral em jornada ampliada para obtenção de apoio financeiro por meio do Programa Dinheiro Direto Na Escola -- PDDE/Educação Integral, no exercício de 2011. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=16701&Itemid=1114. Acesso em: 23 jul. 2011.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. Programa Mais Educação: Passo a

passo Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf. Acesso em: 05 set. 2012.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9608.htm. Acesso em: 09 set. 2012.