UMA ESCOLA NORMAL, UMA “ESCOLA DE TRABALHO”

Conteúdo do artigo principal

Tereza Fachada Levy Cardoso

Resumo

Este artigo apresenta contribuições que a Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz trouxe ao debate da década de 1920, para questões como a educação feminina, a educação profissional e a valorização da profissão docente. As principais fontes foram os relatórios produzidos pela diretoria para o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio ao qual se subordinava. Demonstram seu alinhamento com as ideias da Escola Nova, com a teoria desenvolvimentista, que apostava na indústria como geradora de progresso, na necessidade de se valorizar o docente do ensino profissional, além de destacar a relevante contribuição das mulheres no mercado de trabalho.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ARQUIVO DO CEFET-RJ. Fundos Wenceslau Braz. Relatórios referentes aos anos de 1924 a 1927. CX: 66.2.2.

AZEVEDO, Fernando. Novos Caminhos e novos fins. A nova política de educação no Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1931.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A Formação Docente na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz (1917-1937). In: Anais do I Congresso Brasileiro de História da Educação. Rio de Janeiro: SBHE, 2000, CD ROM.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A Formação de Professores Para O Ensino Técnico: o Lugar das Oficinas

emininas na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. In: Anais do II Brasileiro de História da Educação. Rio de Janeiro: SBHE, 2002, CD ROM.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. Reformas do Ensino Profissional na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. 1927-1935. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação.

Rio de Janeiro: SBHE, 2006. CD ROM