A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUÍÇOS PARA O ENSINO INDUSTRIAL BRASILEIRO: FRAGMENTOS DE TRAJETÓRIAS DOCENTES

Conteúdo do artigo principal

Wania Manso Almeida

Resumo

Neste artigo, destaco questões relativas ao processo de contratação e à vinda de professores suíços para o Brasil, durante o governo de Getúlio Vargas (1930, 1945) e na gestão de Gustavo Capanema como Ministro da Educação e Saúde Pública (1934/1945). Para tanto, consulto, principalmente, documentos oficiais e jornais da imprensa carioca. As fontes oficiais revelam o criterioso processo de seleção dos candidatos, e fatos ocorridos durante a viagem do primeiro grupo de 26 professores suíços, de Lisboa ao Rio de Janeiro, a bordo do vapor Siqueira Campos. A cobertura dos jornais cariocas demonstra a importância desse acontecimento para o Brasil.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ALMEIDA, Wania Manso. A institucionalização do ensino industrial no Estado Novo português e no Estado Novo brasileiro: aproximações e distanciamentos. 2010. Tese de

doutorado. Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC Rio, Rio de Janeiro: 19/04/2010.

BUREAU INTERNATIONAL DU TRAVAIL. Conferénce International du Travail. 25ª session Genéve,1939. Enseignement technique et professionnel et apprentissage. BIT, Genéve, 1938.

CARRONE, Edgar. A segunda república. (1930-1937). 3ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: DIFEL. 1978.

CARDOSO, Tereza F. Levy. Fontes para a história da educação no Brasil: o arquivo do CEFET -- RJ. s/d.10p. http://www.usp.br/niephe/arquivos/EncontroArq2.pdf. Acesso em: 25 de janeiro de 2012.

CARDOSO, Tereza F. Levy. Formação de professores para o ensino técnico: o lugar das oficinas femininas na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. In: Anais do II CBHE. (CD-HOM). Natal: SBHE, 2002.