Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal

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Carmen Cavaco

Resumo

O artigo centra-se na condição de analfabeto e nos cursos de alfabetização de adultos, a partir da perspectiva de adultos analfabetos. Os dados empíricos resultaram de uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas biográficas a nove adultos analfabetos, residentes no contexto rural, em Portugal. A entrevista biográfica incidiu sobre o percurso de vida e o processo de formação dos adultos. Apresentam-se contributos teóricos sobre o analfabetismo e a alfabetização. Os adultos reconhecem que a sua condição de analfabeto resultou de dificuldades financeiras da família, consideram que o fato de não saberem ler nem escrever limitou as suas oportunidades, ao longo da vida, e são críticos sobre os cursos de alfabetização de adultos.

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Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora e Investigadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Ciências da Educação/Formação de Adultos.

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