PLANEJAMENTO OU PLANIFICAÇÃO EDUCACIONAL: O PROJETO DA OPERAÇÃO -- ESCOLA (1968-1970)

Conteúdo do artigo principal

Cecilia Neves Lima

Resumo

Este estudo é parte da minha tese de doutorado e teve como objetivo compreender o projeto denominado Operação-Escola (OP), proposto no âmbito do Programa Estratégico do Desenvolvimento (PED), gestado no interior do Ministério do Planejamento e Coordenação Geral (Miniplan), e executado pelo INEP, bem como sua implicação nas políticas públicas para a educação no Brasil nesse período. Partimos de uma análise de documentos elaborados por órgãos que integraram o referido projeto governamental, e, a partir destes, procuramos caracterizar a Política Educacional Brasileira no contexto de aprofundamento das contradições inerentes ao modelo capitalista periférico-dependente adotado pelo Brasil nesta época. A partir das noções de planejamento e planificação econômica, podemos observar que a OP foi exemplar nas modificações que o país sofria no tocante à educação e, ao mesmo tempo, sua importância se dá principalmente pela mudança no acesso à escola com a expansão da matrícula para o cumprimento da obrigatoriedade legal prevista em lei.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cecilia Neves Lima, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunto I, da área de Educação, do Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

Referências

ALVES, Denysard; SAYAD João. (1975) O Plano Estratégico de Desenvolvimento -- 1968-1970. In: LAFER, Betty Mindlin. Planejamento no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1975.

BARBOSA, Rita de Cássia Ribeiro. Os Planos de Desenvolvimento e a Educação: de Juscelino Kubitschek ao regime militar. 2006. Tese (Doutorado em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas: 2006.

BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Revista Documenta. Brasília, nº20, 1963.

BRASIL. Decreto n°63.258, de 19 de setembro de 1968. Dispõe sobre o projeto especial prioritário do Programa Estratégico para o Desenvolvimento, denominado “OperaçãoEscola”, Setembro de 1968.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Coordenação Geral. PROGRAMA ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO (1968 - 1970). Área Estratégica IX -- Infra-estrutura social. Vol. I -- Educação e Recursos Humanos, Fevereiro de 1969 a.