A PRESENÇA DA RELIGIÃO NA EDUCAÇÃO POPULAR: O CASO DO PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES

Conteúdo do artigo principal

Nilton Rodrigues Junior

Resumo

O Pré-Vestibular para Negros e Carentes - PVNC é um movimento de educação popular fundado em 1993 em São João de Mereti, Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro com o objetivo de preparar alunos pobres, brancos e pretos, que não tiveram acesso à instrução de qualidade para as provas dos vestibulares. Desde a fundação do PVNC os Agentes de Pastoral Negros - APNs estão envolvidos com o cotidiano do Movimento. Este artigo tem como objetivo apresentar como os APNs influenciaram na fundação e construção discursiva do PVNC.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nilton Rodrigues Junior, Faculdade CNEC da Ilha do Governador

Pós doutorado com estágio no Departamento de Antropologia Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Doutor em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia (2012). Mestre em Sociologia (concentração em Antropologia) pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Bacharel em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (2003). Professor, Coordenador de Núcleo e Membro do Conselho Geral do Pré Vestibular para Negros e Carentes desde 1994. Autor do Álbum da Família Portelense: Histórias e Imagens. Professor Adjunto e Coordenador Institucional de Iniciação Científica da Faculdade CNEC da Ilha do Governador. Professor-conteudista do curso de Formação Continuada para Professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro - Fundação CECIERJ. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, religião, educação e antropologia do direito.

Referências

BOBSIN, Oneide. Transformação no universo religioso. Porto Alegre: CEBI, 1994.

BRASIL. Construindo a democracia racial. Brasília: Presidência da República, 1998.

CARVALHO, José. Características do fenômeno religioso na sociedade contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília, Série Antropologia, n. 114, , 1991.

CARVALHO, José. O encontro de velhas e novas religiões. Brasília: Universidade de Brasília, Série Antropologia, n. 131, 1992.

DURKHEIM, Emile. As formas elementares de vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989.

FISCHER, Roseli. Foucault e a análise do discurso em educação. CIDADE-EDITORA?, Cadernos de Pesquisa, n. 114, nov. 2001.