ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM E SEM INDÍCIOS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Conteúdo do artigo principal

Paola Zanotti Epifanio
Priscila Barbosa Prates Coloma
Rafaela Almeida Feitosa
Julia Dias Andrade Sgrancio
Monique Falcão Zuccarello Lôbo
Simone Chabudee Pylro

Resumo

O TDAH é uma desordem que pode afetar diferentes aspectos do desenvolvimento ao longo da vida. Considerando que tal transtorno pode interferir no desempenho acadêmico, esta pesquisa objetivou identificar as principais estratégias de aprendizagem utilizadas por universitários com e sem indícios de TDAH. A amostra contou com 202 estudantes de dois cursos de uma instituição de ensino superior de Vitória/ES. Os instrumentos utilizados foram a Escala Adult Self Report Scale e a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. Os resultados apontaram incidência de 21,3% de alunos com indícios de TDAH e as estratégias utilizadas pelos dois grupos foram similares.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM IV- TR, 4 th ed. rev.). Porto Alegre: Artmed, 2002.

ANDRADE, Cristiane Ruth Mendonça de et. al. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Revista Médica de Minas Gerais, v. 21, n. 4, p. 455-464, 2011.

ANDRADE, Ênio Roberto de; e SCHEUER, Claudia. Análise da eficácia do metilfenidato usando a versão abreviada do questionário de conners em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 62, n. 1, p. 81-85, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICIT DE ATENÇÃO. Rio de Janeiro, 2004.

Disponível em: http://www.tdah.org.br/. Acesso em: 4 maio 2011.

AZAMBUJA, Luciana Schermann. Bateria neuropsicológica para adultos com TDAH. 1- 7. Disponível em http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0512.pdf, 2009. Acesso em: 1 setembro 2011.