OS DEBATES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DE CURRÍCULO

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Marcos Carneiro Silva

Resumo

Neste artigo será apresentado um mapeamento dos debates entre as teorias educacionais, denominadas de teorias de currículo, e as aproximações e os possíveis afastamentos entre a área educacional e a educação física escolar. Os diálogos nesses campos nem sempre demonstraram a articulação e parece haver, em certos casos, um distanciamento que tenta se justificar pelo argumento da especificidade da disciplina educação física. As teorias do currículo e, em especial, as contribuições do pensamento de Ivor Goodson (1995) podem demonstrar as possíveis contribuições da área educacional nos debates no campo da educação física escolar.

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Artigos
Biografia do Autor

Marcos Carneiro Silva, UFRJ

Licenciado em Educação Física e bacharel em Filosofia, possui doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007) e mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Possui experiência em todos os níveis da educação básica, atuando por diversos anos no ensino público e privado. Ministrou diversos cursos de pós-graduação nas áreas da metodologia da pesquisa e da didática do ensino superior. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Faculdade de Educação, Departamento de Didática, ministrando disciplinas de didática e prática de ensino. É pesquisador Faperj e integra também os Laboratórios de Filosofia Contemporânea do IFCS-UFRJ e o Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC) da FE-UFRJ.

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