MOVIMENTOS ESCOLARIZADOS E NÃO-ESCOLARIZADOS: DO CORPO ALUNO E SUAS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta alguns movimentos realizados ao pensar-se o corpo do aluno em sua relação com a escola. A articulação em questão faz parte de uma pesquisa maior desenvolvida no Centro Universitário UNIVATES/RS, e o estudo foi realizado a partir de teorizações pós-estruturalistas. A exploração inicial teve em seu âmago um entendimento dos espaços escolares e não-escolares. Em seguida, foram feitos os cruzamentos metodológicos empregados para articular esta escrita. Para finalizar, realizou-se uma aproximação das resistências do corpo aluno, abordando-se alguns atravessamentos com as linhas de vida, teorização proposta por Gilles Deleuze.
Detalhes do artigo
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALVIM, Davis Moreira. O rio e a rocha: resistência em Gilles Deleuze e Michel Foucault. Revista Intuitio, Porto Alegre, nov. 2009.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educ. Soc. [online].2007, vol.28, n.100, p. 1059-1083.
BARBOSA, Maicon; LOPES, Kleber Jean Matos. Desventuras de um forasteiro numa cidade que se faz corpo. In: ADAD, Shara Jane Holanda Costa; JÚNIOR, Francisco de Oliveira Barros (Org.). Corpografia: Multiplicidades em fusão. Fortaleza: UFC, 2012.
CORAZZA, Sandra Mara; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.