História da educação no Rio de Janeiro: uma reflexão sobre fronteiras

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Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Resumo

A partir de inventário em programas de pós-graduação no Brasil (1972-2001), são desenvolvidas proposições sobre a delimitação da história da educação como área de estudos e sobre o Rio de Janeiro como campo empírico de pesquisas. Em face da consolidação e profusão quantitativa atual da área, apresenta-se, com base na última década, os trânsitos e fronteiras que imprimem novos contornos para a história da educação, em função da emergência de áreas temáticas específicas do campo. Procura-se demonstrar como o diálogo com os campos da educação e da história continuam necessários para o aprofundamento de categorias como “regional”, “nacional”, “município”, de modo a se erguer uma historiografia da educação fluminense não apartada do domínio das ferramentas do conhecimento histórico.

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Biografia do Autor

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Professora titular do Departamentamento de Fundamentos Pedagógicos e do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social pela USP, com pós-doutorado em História na École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) na gestão 2007-2009. Coordenadora do GT História da Educação da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na gestão 2015-2017. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História Social da Educação da UFF, cadastrado na Plataforma Carlos Chagas (CNPq).

Referências

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