Contribuições de Ana Waleska Mendonça para a pesquisa em História da Educação

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Jefferson da Costa Soares
Libânia Nacif Xavier

Resumo

O presente artigo analisa a contribuição de Ana Waleska Pollo Campos Mendonça (1946-2017) para o desenvolvimento da pesquisa em História da Educação (HE) no Rio de Janeiro e no Brasil. Para efeito de estruturação do presente artigo, iniciaremos apresentando algumas temáticas e questões que perpassaram os seus interesses de pesquisa e que a levaram a participar do movimento que estamos chamando de virada historiográfica (na HE) dos anos 1980-1990. Este tema será abordado no primeiro tópico, enquanto o segundo atribuirá atenção à sua participação no processo de internacionalização deste campo. O terceiro tópico destaca alguns nexos e achados atinentes ao desenvolvimento de seus
estudos, enquanto o quarto tópico centra o foco nas referências teórico- metodológicas que orientaram as pesquisas de seu grupo nos últimos anos. Nas considerações finais, fazemos um breve balanço de sua contribuição acadêmica, sugerindo que sua trajetória foi exemplar no que tange às dinâmicas de construção identitária dos profissionais – em formação e em exercício – envolvidos com o ensino e a pesquisa em HE.

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Biografia do Autor

Jefferson da Costa Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor Assistente do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009). Doutor em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2014). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Realizou estágios de Pós-Doutorado como bolsista CAPES (PNPD) na PUC-Rio entre abril de 2014 e novembro de 2016.

Libânia Nacif Xavier, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha "História, Sujeitos e Processos Educacionais". Bacharel e Licenciada em História pela UFRJ; Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993 e 1999, respectivamente). Realizou pós doutorado na Universidade de Lisboa (2008). Ministra aula de Educação Brasileira, Educação Comparada e História da Educação. É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação, tendo participado da Direção Nacional da entidade no período de 2002 a 2006 e, atualmente, foi reconduzida à vice-presidência da SBHE, tendo exercido o cargo de 2015 a 2017 e, tendo sido reeleita, permanecerá no cargo até 2019.Tem experiência de pesquisa na área de História da Educação Brasileira, História da Profissão Docente, Política e Instituições Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do ensino e processos de transmissão cultural, Intelectuais, pensamento social e Educação. É autora dos livros: "O Brasil como Laboratório: Educação e Ciências Sociais no projeto do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais / Inep-MEC (1999)"; "Para além do campo Educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" (2002); Associativismo Docente e Transição Democrática: Brasil-Portugal (2013); de artigos publicados em revistas da área e, ainda, tem participação em co-autoria na organização de várias coletâneas que reúnem estudos de interesse nas áreas da educação, história e de política educacional. Foi coordenadora do Doutorado Interinstitucional UFRJ-UFPI (Dinter: 2012-2016)) e vice-coordenadora do PPGE-UFRJ (2014-2016). Também coordenada o Grupo de Pesquisa "Processos Educacionais e História da Profissão Docente", registrado no Diretório de grupos do CNPq. Participa do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, onde desenvolve pesquisas e orientações, bem como atua em projetos de extensão ligadas à preservação e disseminação da memória e da história educacionais.

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