O acervo da Escola Técnica Estadual Henrique Lage como fonte de pesquisa para a história da educação fluminense

Conteúdo do artigo principal

Nailda Marinho da Costa
Sâmela Cristinne Furtado de Carvalho Ignácio

Resumo

O artigo trata do uso e do potencial do acervo da Escola Técnica Estadual Henrique Lage como fonte de pesquisa para a história da educação fluminense. Acervo localizado em dois espaços distintos no interior da instituição escolar: no Centro de Memória Henrique Lage e no arquivo da escola. O primeiro se constitui como um espaço de pesquisa e recuperação da memória da escola criada em 1923 como escola profissional para meninos e que hoje integra o conjunto de seis escolas técnicas centenárias da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro; o segundo se constitui como um setor ligado à secretaria escolar que é alvo de atuação do primeiro, tendo em vista que no arquivo se encontra uma documentação produzida e acumulada pela instituição escolar desde a sua criação, portanto de valor histórico, até os dias atuais.

Detalhes do artigo

Seção
Seção Temática
Biografia do Autor

Nailda Marinho da Costa, Professora Associada de Educação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, RJ

Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014-2015). Doutorado em Educação na área de História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003); Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996); Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela UFF (1989); Graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1987); Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983). Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Na UNIRIO é líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira (NEPHEBUnirio), coordenando o Laboratório para o Ensino de Filosofia e História da Educação (LEFHE). Tem experiência no magistério do ensino fundamental ao superior; na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia; na área de Educação com ênfase em História da Educação tem pesquisado os seguintes temas: educação feminina, educação integral, acervos e fontes, instituições escolares. Pesquisadora da FAPERJ do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2012-2015). É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação.

Sâmela Cristinne Furtado de Carvalho Ignácio, Supervisora Educacional da Escola Técnica Estadual Henrique Lage da rede FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro

Pedagoga formada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Especialista em Educação Básica na modalidade de Gestão Educacional formada pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Anísio Teixeira (ISAT). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na linha de pesquisa Políticas, História e Cultura em Educação. Atua como Supervisora Educacional na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec) na unidade da Escola Técnica Estadual Henrique Lage e nesta Instituição participa como pesquisadora do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Henrique Lage. Atua também como Orientadora Educacional no município de São Gonçalo. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e da Infância (NIPHEI/UERJ)

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro, RJ, 2005.

BONATO, N. M. C. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, v. 5, n. 2 (10), p. 193-220, jul./dez. 2005.

BONATO, N. M. C. A escola profissional para o sexo feminino através da imagem fotográfica. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.

BONATO, N. M. C. Arquivos escolares: limites e possibilidades para a pesquisa. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25, 2002, Caxambu. Anais. Rio de Janeiro, RJ: ANPED, 2002.

BONATO, N. M. C. Memória da educação: preservação de arquivos escolares. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 6, n. 35, set./out. 2000.

CARDOSO, T. F. L. A reforma do ensino profissional, de Fernando de Azevedo, na escola Wescelaus Braz. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, n. 14, v. 5, p. 1-13, jan./abr. 2003.

CUNHA, L. A. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo, SP: Universidade Estadual Paulista, 2005

FURTADO, A. C. Os arquivos escolares e sua documentação: possibilidades e limites para a pesquisa em história da educação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, p. 145-59, jul./dez. 2011. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p145-159

GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1990.

GINZBURG, C. O fio e os rastros: verdadeiro, falso ou fictício. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2007.

IGNÁCIO, S. C. F. C. A (re)construção histórica da escola profissional Washington Luís (1923-1931). Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2016.

LE GOFF, J. História e memória. 4. ed. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1996.

LOPES, L. C. A nova arquivística na modernização administrativa. Brasília, DF: Projeto, 2009.

MEDEIROS, R. H. A. Arquivos escolares: breve introdução a seu conhecimento. In: COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO, 3, 2003, Vitória da Conquista. Anais. Vitória da Conquista, BA: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2003. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Ruy_Medeiros2_artigo.pdf>.

MOTTA, M. S. A fusão da Guanabara com o Estado do Rio: desafios e desencantos. In: FREIRE, A.; SARMENTO, C. E.; MOTTA, M. S. (Orgs.). Um estado em questão: os 25 anos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Getulio Vargas, 2001. p.19-56.

PROST, A. Doze lições sobre a história. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2014.

THOMAZ, S. B. Os impasses e as perspectivas do ensino de 2º grau: o caso concreto do colégio Estadual Henrique Lage. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ 1985.

VIDAL, D. Fim do mundo do fim: avaliação, preservação e descarte documental. In: FARIA FILHO, L. M. (Org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. p. 31-43 (Coleção memória da educação).