A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA: DE MARX A SAVIANI

Conteúdo do artigo principal

Camila Castello Branco de Almeida Porto

Resumo

O presente artigo traz um estudo bibliográfico sobre a educação na perspectiva da classe trabalhadora, abordando, de maneira breve, a conjuntura histórica da sua formação antes da Revolução Industrial até a contribuição teórica de Marx e Engels na construção de uma educação revolucionária. A partir disso, são também expostas as contribuições de Gramsci com o princípio educativo do trabalho e de Saviani com a pedagogia histórico-crítica. Dessa forma, com esse estudo, espera-se colaborar para a construção de uma educação que revele a realidade social em suas múltiplas determinações, com o objetivo de formação de sujeitos históricos e atuantes na sociedade.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Camila Castello Branco de Almeida Porto, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Licenciatura plena em Educação Física - UFRRJ

Mestrado em Educação - UFF

Docente de Educação Fìsica - IFPR

Referências

DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. São Paulo: Autores Associados, 2012. p. 13-35.

DUARTE, Newton. Por que é necessário uma análise crítica marxista do construtivismo? In: LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 203-221.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KUENZER, Acácia. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LOMBARDI, José C. Educação, ensino e formação profissional em Marx e Engels. In: ______; SAVIANI, Dermeval (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 1-38.