Autonomia universitária e liberdade acadêmica

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Roberto Leher

Resumo

O artigo analisa a atualidade do conceito de autonomia universitária para a realização das funções públicas das instituições, aborda conflitos jurídicos e políticos e, por meio de breve análise histórica, defende a importância da prática efetiva da autonomia frente aos desafios do presente.

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Seção Especial
Biografia do Autor

Roberto Leher, Professor Titular de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, UFRJ

Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Políticas e Instituições Educacionais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Integra Comitês Editoriais de vários periódicos, entre eles: Educação e Sociedade, Margem Esquerda, Outubro, Temporalis, Trabalho Necessário, Humanidades (Costa Rica) e Universidade e Sociedade. Professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes. Bolsista Sênior da Cátedra sobre desenvolvimento IPEA-CAPES (2011 e 2012), pesquisador do CNPq e bolsista do programa Cientistas de Nosso Estado -FAPERJ.

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