Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: saberes dos professores

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Itana Naiara Silva de Oliveira Boa Sorte
TEREZINHA CAMARGO MAGALHAES

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pela desatenção, hiperatividade e impulsividade. O objetivo desta pesquisa foi conhecer os saberes que os professores dos anos iniciais possuem sobre o TDAH. Adotamos a abordagem qualitativa numa pesquisa de campo e, para isso, utilizamos uma entrevista semiestruturada com 20 professores da rede pública e privada de uma cidade baiana. Os dados foram categorizados a posteriori para análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos professores pesquisados não tem prática de ensino com alunos com TDAH. Concluímos que os saberes dos professores sobre TDAH são insuficientes e urge a necessidade de um maior investimento das Secretarias de Educação em qualificação desses profissionais na formação continuada.

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Artigos
Biografia do Autor

Itana Naiara Silva de Oliveira Boa Sorte, Universidade do Estado Da Bahia - UNEB

Graduanda em Pedagogia - Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Campus XVII - Bom Jesus da Lapa - BA

TEREZINHA CAMARGO MAGALHAES, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) - Lisboa-Portugal (2013)/Revalidado pela Universivade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Área Psicologia Educacional, Conceito 5 - Capes, Registro nº 560468, Processo nº 10066/14, Campinas em 14.08.2014. Mestre em Educação. Pedagoga.

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