Gestão democrática na Educação Infantil: desafios dos conselhos escolares

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Priscila da Silva Cordeiro
Anelise Monteiro Nascimento

Resumo

Esta pesquisa investiga a democratização da escola de Educação Infantil a partir do Conselho Escolar (CE). Os conceitos de referência são: gestão democrática (Paro 2007);  política (Mouffe 2003; 2015) e poder (Foucault, 1995). As análise fundamentam-se o Ciclo de políticas (Ball; Mainardes, 2011). Para coleta da dados foram realizadas entrevistas (KRAMER, 2003) e análise das atas dos encontros de um CE. Conclui-se que os CE são uma prática recente, apesar do texto da política datar de 1996. As políticas que preconizam a gestão democrática têm buscado a descentralização do poder, que esbarra na hierarquia dos postos pré-fixados pela Secretaria de Educação para o CE, assim como na falta de uma formação que seja capaz de articular conhecimentos, dando suporte à atuação dos conselheiros. 

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Biografia do Autor

Priscila da Silva Cordeiro, SME/RJ

Professora Especialista em Docência na Educação Infantil pela UFRRJ. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ. Graduação em Pedagogia. Docente em educação infantil na rede municipal do Rio de Janeiro.

Anelise Monteiro Nascimento, UFRRJ

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ, na área de Educação Infantil. Professora do PPGEduc. Coordenadora do Curso de Especialização "Docência na Educação Infantil" MEC/UFRRJ. Possui doutorado em Educação (Puc/Rio, 2013) com período sanduíche em Université Paris Descartes - Paris V (2011), Mestrado em Educação pela - PUC - Rio (2004), Especialização em Educação Infantil pela PUC/Rio (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, sociologia da infância, infância e cidade, políticas públicas e formação de professores. É Coordenadora do GRUPIs - Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos onde desenvolve o Projeto "Educação Infantil na Baixada Fluminense: a obrigatoriedade da inclusão das crianças de quatro anos na educação básica" (FAPERJ).

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