A Iniciação Científica na Educação Básica sob a ótica docente

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Taiane Lucas Pontel
Josimar de Aparecido Vieira

Resumo

Este estudo, oriundo de um recorte de pesquisa de mestrado, analisa as percepções de professores do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) sobre a Iniciação Científica (IC) do IFRS, os fatores que determinam suas participações como orientadores, as contribuições da IC para o estudante e os principais desafios e perspectivas encontradas neste processo. Foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de um estudo de caso envolvendo professores que atuam nos Campi do IFRS que oferecem o EMIEP sendo a coleta de dados realizada por meio de um questionário. O desenvolvimento da IC pode contribuir para a institucionalidade do IFRS, assim como para sua expansão e retroalimentação de políticas educacionais voltadas para a educação profissional.

 

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Biografia do Autor

Taiane Lucas Pontel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Sou servidora do IFRS-Campus Caxias do Sul desde 2013 no cargo de assistente em administração. Atuo no setor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação desde 2015. Sou mestranda do curso de Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT. Possuo Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria/RS e Pós-graduação lato sensu em Qualidade de Alimentos.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo. (Texto informado pelo autor)

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