Educação ambiental na perspectiva da educação em direitos humanos

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Diego Andrade de Jesus Lelis
Ana Maria Eyng

Resumo

O presente artigo objetiva contribuir acerca da reflexão sobre as possibilidades e impossibilidades da promoção da Educação Ambiental-EA na perspectiva da Educação em Direitos Humanos-EDH. Recorreu-se a revisão bibliográfica sobre o tema com base em material existente na literatura específica e nas Leis, buscando de forma dialética fundamentar a discussão sobre a temática em tela.  Como referencial teórico utilizou-se Morin (2003, 2006) Leff (2012), Loureiro (2012), Candau (2013). As discussões apontam para o fechamento dos educadores e para a ausência de práticas que objetivem estabelecer diálogos entre a realidade local e a global, entre a escola e a sociedade, como impossibilidades na promoção dessa educação.

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Artigos
Biografia do Autor

Diego Andrade de Jesus Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2014) e em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino-ISTA. (2016). Possui Especialização em Tutoria em Educação a Distância e EJA. (Carga Horária: 620h), em Educação Especial e Ensino Religioso. (Carga Horária: 740h) e em Geografia, História e Sustentabilidade. (Carga Horária: 620h pela Faculdade Futura. Está Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Complexidade-GEPEACOM na mesma instituição e Bacharelando em Teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba-PR.

Ana Maria Eyng, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Educação e Humanidades.

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de mestrado e doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Pós-Doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias pela Universidade Fernando Pessoa - UFP. É graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná − UTP (1983), mestre em Pedagogia Universitária pela PUCPR (1995), mestre em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autonoma de Barcelona- UAB (1998) e doutora em Pedagogia pela Universidad Autonoma de Barcelona - UAB (2001). É coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas - PUCPR, foi Coordenadora Institucional do PIBID/PUCPR 2010/2018. Leitora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores. Tem experiência e publicações na área de educação com ênfase em políticas de currículo, avaliação, formação de professores, garantia de direitos e violências nas escolas.

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