Crianças e adolescentes com TDAH no ambiente escolar: revisão bibliográfica

Conteúdo do artigo principal

Paloma Cristina Pimenta
Anna Clara Balbina Silva
Afonso Pelli

Resumo

Esta revisão de literatura apresenta intervenções pedagógicas para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nos dias atuais, muitos professores relatam a dificuldade para trabalhar com a inclusão de crianças e adultos com TDAH. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema em artigos. Realizou-se um levantamento de publicações no Periódico CAPES, considerando os estudos entre os anos de 2015 a 2019, utilizando a palavra chave TDAH. Selecionaram-se 19 artigos que atendiam ao objetivo deste estudo, que tratavam de pesquisas relacionadas ao TDAH e ao ambiente escolar. Os resultados mostram que as principais características de alunos com TDAH nas escolas estão relacionados com a falta de atenção ao realizar atividades, sendo assim pode-se concluir que o maior desafio está na forma como essa inclusão ocorre na prática.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paloma Cristina Pimenta, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Afiliação institucional: Mestre em ciências e Tecnologia Ambiental pelo Programa de Ciências Tecnologia da UFTM

Título acadêmico: Mestre

ORCID id: https://orcid.org/0000-0001-8245-2999

e-mail que deve constar no artigo: paloma.pimenta.cristina@gmail.com

Anna Clara Balbina Silva, Afiliação institucional: Mestre em ciências e Tecnologia Ambiental pelo Programa de Ciências Tecnologia da UFTM

Afiliação institucional: Mestre em ciências e Tecnologia Ambiental pelo Programa de Ciências Tecnologia da UFTM

Afonso Pelli, Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Prof. Afonso Pelli http://lattes.cnpq.br/3020343973167468 http://orcid.org/0000-0001-8279-2221 Departamento de Ecologia e Entomologia Instituto de Ciências Biológicas e Naturais Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Referências

Referências

ALENCAR, Ana Paula Carvalho de; LIMA, Nara Danny Pereira; LIMA, Mayanny da Silva; MEDEIROS, Thalia Costa; ROCHA, Gilma Sannyelle Silva. Prática pedagógica e os desafios na inclusão escolar da pessoa com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão integrativa. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 6, n. 1, p. 3-20, novembro. 2019. Disponível em: < http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/issue/view/524>. Acesso em: 09 de jan. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?sequence=1?concurso=CFS%202%202018>. Acesso em: 10 de jan. 2020.

BENÍCIO, Cineide Maria; MENEZES, Aurelania Maria de Carvalho. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar. Id on Line Revista Multidisciplinar Psicologia, v.11, n. 38, p.375-387, novembro. 2017. Disponível em: < https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969>. Acesso em: 11 de jan. 2020.

EFFGEM, Virginia; CANAL, Cláudia Patrocínio Pedroza; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine; ROSSETTI, Claudia Broetto. A visão de profissionais de saúde acerca do TDAH - processo diagnóstico e práticas de tratamento. Construção psicopedagógica, v.25, n.26, p. 34-45, julho. 2017. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542017000100005>.

Acesso em: 11 de jan. 2020.

GUERIN, Cintia Soares; GREHS, Bruna da Motta Signori; COUTINHO, Cadidja. Estratégias educativas e recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de alunos com tdah: uma revisão integrativa. Revista Valore, v. 4, n.1, p. 923 – 935, jan. 2019. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/279270943_Estrategias_de_Ensino_e_Recursos_Pedagogicos_para_o_Ensino_de_Alunos_com_TDAH_em_Aulas_de_Educacao_Fisica>. Acesso em: 08 de jan. 2020.

GOMES, Paulo Vitor; KLIPPELER, Thamires Silva; ZAMBOM, Thuany Ramos Lopes; BATISTA, Me Sebastião Luiz. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (tdah) e deficiência intelectual (di): os desafios da educação especial. Conhecimento em Destaque, v.1, n.1, p. 81-91, dez. 2019. Disponível em: < http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:qVXl1jPuOFcJ:ead.soufabra.com.br/revista/index.php/cedfabra/article/download/170/166+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 08 de jan. 2020.

GONÇALVES, Josiane Peres; VOLK, Mariene. Concepções das Professoras e Trabalho Educativo Voltado aos Alunos portadores de TDAH. Revista Ensino Educação Ciência Humana, v. 17, n.3, p. 220-231, jul. 2016. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/307551272_Concepcoes_das_Professoras_e_Trabalho_Educativo_Voltado_aos_Alunos_portadores_de_TDAH>. Acesso em: 08 de jan. 2020.

GONÇALVES, Valdirene Luiz. A inclusão de estudantes com TDAH nas turmas de ensino regular: a experiência de um Centro de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Revista Com Censo, v.16, n. 6, p. 43-52, mar. 2019. Disponível em: < http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/478>. Acesso em: 08 de jan. 2020.

KARHU, Anne; NÄRHI, Vena; SAVOLAINEN, Hannu. Inclusion of pupils with ADHD symptoms in mainstream classes with PBS, v. 22, n. 5, p. 475-489, ago. 2018. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13603116.2017.1370741>. Acesso em: 12 de jan. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. (LDBEN). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 12 de jan. 2020.

HORA, Ana Flávia; SILVA, Simone; RAMOS, Maely; PONTES, Fernando; NOBRE, João Paulo. A prevalência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma revisão de literatura. Psicologia, v.29, n.2, p.47-62, dez. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200004>. Acesso em: 12 de jan. 2020.

MAIA, Maria Inete Rocha.; CONFORTIN, Helena.TDAH e aprendizagem: um desafio para a educação. Perspectiva, v. 39, n.148, p. 73-84, dez. 2015. Disponível em: < http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/148_535.pdf>. Acesso em: 13 de jan. 2020.

MIRANDA, Carlos Teles de; JÚNIOR, Guataçara dos Santos; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; STADLER, Rita de Cássia da Luz. Questionário SNAP-IV: A Utilização de um instrumento para identificar alunos hiperativos. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0463-2.pdf>. Acesso em: 10 de jan. 2020.

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS [recurso eletrônico] DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: NASCIMENTO, Maria Inês Corrêa; revisão técnica: CORDIOLI, Aristides Volpato – 5. ed., Porto Alegre : Artmed, pg. 992, 2014.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia. Repercussões do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na Experiência Universitária. Psicologia: ciência e profissão, v.35, n. 2, p. 613-629, jul. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pcp/v35n2/1982-3703-pcp-35-2-0613.pdf>. Acesso em: 10 de jan. 2020.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia. Dificuldades e estratégias de enfrentamento de estudantes universitários com sintomas do TDAH. Revista Psicologia: Teoria e Prática, n.19, v. 2, p. 269-280, ago. 2017. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872017000200013>. Acesso em: 10 de jan. 2020.

PLETSCH, Márcia Denise; NUNES, Débora Regina de Paula; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; FIORINI, Maria Luiza Salzani; MESQUITA, Amélia Maria Araújo; NOZU, Washington Cesar Shoiti; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Revista Brasileira de Educação Especial: 25 anos de história. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 24, n.1, p. 1-8, jul. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000500001>. Acesso em: 10 de jan. 2020.

PIMENTEL, Luciana Cristina; CYSNEIROS, Roberta Monterazzo. TDAH nas epilepsias: prevalência e fatores de risco. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 19, n.2, p. 200-214, ago. 2017. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151636872017000200011 >. Acesso em: 10 de jan. 2020.

SILVA, Naiane Cristina; CARVALHO, Beatriz Girão Enes. Compreendendo o processo de inclusão escolar no Brasil na perspectiva dos professores: uma revisão integrativa. Revista Brasileira Educação Especial, v. 23, n. 2, p.293-308, jan. 2017. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141365382017000200293&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 10 de jan. 2020.

SOUZA, Fernanda Alves de; OLIVEIRA, Vania Cristine de. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: atuação do psicólogo apoio à criança com TDAH. Psicologia E Saúde Em Debate, v.4, n.1, p. 21-21, dez. 2018. Disponível em:<http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/367>. Acesso em: 14 de jan. 2020.

SOUZA, Leticia Caroline; SAMPAIO, Renato Tocantins. A educação musical inclusiva no Brasil: uma revisão de literatura. Revista do departamento de educação – UNIFESP, v.7, n.2, p. 113 – 128, ago. 2019.