EVASÃO ESCOLAR: DESAFIOS PARA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Conteúdo do artigo principal

Emerson Pereira Branco
Gisele Adriano
Alessandra Batista de Godoi Branco
Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse

Resumo

Este artigo apresenta considerações sobre evasão e abandono escolar na educação básica a partir de revisão bibliográfica e documental. Considera fatores intra e extra escolares associados à desistência dos alunos. A análise permitiu evidenciar como os índices se elevam conforme o avanço dos níveis de ensino. A descontinuidade e lacunas na organização educacional, a falta de compreensão e organização pedagógica, os problemas sociais e a exigência econômica sobre os jovens, contribuem para os altos índices de abandono e evasão. Prever estratégias de superação para romper com a permanência ou agravamento deste quadro, constitui-se em um desafio para sociedade, poder público, escolas e educadores para garantir o acesso e a permanência dos estudantes numa educação de qualidade.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Emerson Pereira Branco, Secretaria de educação do estado do Paraná/Universidade estadual do Paraná

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Graduado em Ciências/Matemática. Docente da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e atualmente no cargo de Diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança, Paraná, Brasil

Gisele Adriano, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná

Especialista em Educação Especial e Neuroeducação e neurociência aplicada a aprendizagem. Graduada em Pedagogia. Docente da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná.

Alessandra Batista de Godoi Branco, Universidade Estadual de Maringá (UEM) Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutoranda do Programa Educação para Ciência e Matemática. Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí, Paraná, Brasil.

Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Professora município de Nova Esperança e da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).