AS CRIANÇAS DE CINCO ANOS NO OESTE DO PARANÁ: NORMATIZAÇÕES E CONCRETIZAÇÕES EM DISPUTA

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Flavia Anastacio Paula
Flaviana Demenech

Resumo

As crianças de cinco anos são os sujeitos de uma celeuma jurídica do corte etário no oeste do Paraná entre 2005 e 2015. Neste artigo pretende-se descrever, compreender, historicizar e condensar a regulamentação estadual, levando em conta as concretizações no contexto da transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Objetivou realizar uma análise das normativas sobre o Ensino Fundamental de 9 anos enfocando a disputa jurídica e normativa sobre as criança de cinco anos e os efeitos do corte etário nas concretizações. A investigação demonstrou que a busca por uma escola de qualidade somente se efetivará através de uma proposta pedagógica consistente que atenda as necessidades infantis, os direitos de aprendizagem das crianças.

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Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Flavia Anastacio Paula, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Associada do Centro de Educação, Letras e Saúde da Universiade Estadual do Oeste do Paraná

Flaviana Demenech, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, dentro da linha de pesquisa 3: Currículo, profissionalização e trabalho docente. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF, dentro da Linha de Pesquisa: Processos Educativos e Linguagem. Formada em pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus Foz do Iguaçu. É discente pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas ? MEDIAR, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? UNIOESTE, coordenado por Flávia Anastácio de Paula e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização ? GEPALFA, na Universidade de Passo Fundo ? UPF, coordenado por Adriana Dickel.Tem experiência como professora alfabetizadora e pedagoga. Dentro da área de Educação, atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, alfabetização, desenvolvimento da linguagem escrita, aprendizado, educação dos adolescentes em conflito com a lei, políticas educacionais, cultura escolar, cultura da escola, cotidiano escolar e currículo.

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