SIGA O MESTRE: REFLEXÕES SOBRE DANÇA, IMITAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Fernanda de Souza Almeida

Resumo

Este artigo reflete sobre a imitação como uma possibilidade de aproximar a dança dos pequenos. Para tal, apresenta diálogos entre recortes de duas pesquisas que versam sobre a práxis educativa: a dissertação de mestrado (AUTOR, 2013) e o projeto de extensão Dançarelando. Ambas caracterizam-se por pesquisa-ações cujos dados foram coletados em diários de campos e confrontados com a teoria para identificação dos resultados. O estudo dessas propostas revelou que a imitação é adequada, principalmente se vinculada ao faz de conta; entretanto é necessário que não impeça a reelaboração das experiências. Desta forma, esse texto pretende contribuir com a formação de professores, por meio do compartilhamento de experiências práticas em dança, encontrando-se com as políticas públicas atuais. 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás

Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Núcleo de pesquisa e investigação cênica Coletivo 22 e membro do grupo de pesquisa Dança: Estética, Educação do Instituto de Artes da UNESP, desde 2009, atuando em projetos de pesquisa que versam sobre dança, educação e formação de professores, Coordena o projeto de pesquisa Dançarelando: a praxis artístico-educativa em dança com crianças e o projeto de extensão Dançarelando

Referências

AUTOR. Título. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo: 2013.

AMARAL, Sueli Aparecida. A constituição da pessoa: dimensão cognitiva. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004 , p. 77-94.

AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.4, p.53-60, 2001. Disponível em <http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v15%20supl4%20artigo6.pdf. Acesso em: 25/04/2014.

BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 26 de dezembro de 1996.

______. Secretaria de Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, v.1, v.2, v.3, 1998.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Proposta Preliminar - Segunda Versão. Brasília, 2016.

CARNEIRO, Maria Angela Barbato; DODGE, Janine. A descoberta do brincar. São Paulo: Melhoramentos e Boa Companhia, 2007.

FERREIRA, Manuela. Do “avesso” do brincar ou…as relações entre pares, as rotinas da cultura infantil e a construção da(s) ordem(ens) social(ais) instituintes(s) das crianças no Jardim-de-Infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto e CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições ASA, 2004, p. 55-104.

GODOY, Kathya Maria Ayres de. A dança, a criança e a escola: como estabelecer essa conversa? In: TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (orgs.). Algumas perguntas sobre Dança e Educação. Joinville: Nova Letra, 2010, p. 47-56.

GODOY, Kathya Maria Ayres de. A criança e a dança na educação infantil. In: KERR, Dorotea Machado (orgs.). Caderno de formação: formação de professores: conteúdos e didática de artes. Volume 5. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2011, p. 20-28.

LEPRE, Rita Melissa; GARMS, Gilza Maria Zauhy; SEIXLACK, Ana Lúcia Carvalho Baldo; SANTOS, Rosemeire Thimoteo dos. Formação continuada de educadoras infantis: uma experiência com os centros de convivência infantil da Unesp. In: KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro (org). Projetos em Educação Infantil: indissociabilidade da Extensão Universitária, do Ensino e da Pesquisa na Unesp. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 59-80.

LIMA, Elaine Cristina Pereira. Que dança faz dançar a criança? Investigando as possibilidades da Dança-Improvisação na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2009.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs.). Henri Wallon: Psicologia e Educação. 9.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M.Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

PEDROSA, Maria Isabel. A imitação como um processo de construção de significados compartilhados. Temas Psicologia [online], v. 2, n. 2, p. 111-121. 1994. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n2/v2n2a12.pdf>. Acesso em: 30/04/2013.

PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. A presença da arte na educação infantil: olhares e intenções. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal: 2001.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 17.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Traduzido por Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Publicada originalmente em 1941.