PARÂMETROS NACIONAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO HISTÓRICO

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Flavia Figueiredo de Lamare

Resumo

No presente artigo analisamos os Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil produzido pelo Ministério da Educação para identificar, no processo histórico e nas contradições econômicas e sociais em que foi gerado, a concepção de formação humana apresentada. A documentação descortinada foi discutida de modo a evidenciar as articulações existentes entre a política brasileira para a qualidade na Educação Infantil, as diretrizes dos organismos internacionais e os estudos que relacionam linearmente esta etapa da educação com inclusão e coesão social. Apresentamos os fundamentos da pedagogia histórico-crítica para a Educação Infantil e sua concepção de homem como singularidade e coletividade. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de que se analise o conceito de qualidade na Educação Infantil para além dos discursos que disseminam uma visão de formação baseada no espontaneísmo e no relativismo.

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Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Flavia Figueiredo de Lamare

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), Mestre em Educação Profissional e Saúde pela EPSJV (Fiocruz) e possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Membro Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/ EPSJV/ Fiocruz). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública, na Fundação Oswaldo Cruz e atua na Creche. É professora do Curso de Desenvolvimento Profissional em Educação Infantil (Fiocruz) e em cursos de curta duração. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação Infantil e Formação de Professores.

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