CAPITAL CULTURAL FAMILIAR E (IN)SUCESSO ESCOLAR

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Vergas Vitória Andrade Silva

Resumo

O artigo investiga as ligações entre práticas culturais familiares e desigualdades escolares. O objetivo é entender as razões do (in)sucesso escolar e suas relações com a distribuição desigual de capital cultural. A hipótese aferida supõe que o capital cultural das famílias e dos discentes do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA tem impacto decisivo nas chances de êxito escolar. A fim de analisar a herança cultural familiar, o estudo debruça-se sobre as características socioeconômicas e culturais dos estudantes. Recorre, ainda, à análise de boletins escolares. Segundo os resultados, os fatores que mais incidem no desempenho estudantil são provenientes do background familiar, em especial, a escolaridade da mãe.

 

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Artigos
Biografia do Autor

Vergas Vitória Andrade Silva, Escola de Aplicação da UFPA

Possui graduação (2003), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora da Educação Básica na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das emoções e sociologia da educação.

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