EDUCAÇÃO INFANTIL PÓSLDB/96: IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Daniela Oliveira Guimaraes
Deise Arenhart
Nubia Oliveira Santos

Resumo

Este texto focaliza a formação de professores a partir do que estabelece a LDB/96. O ponto central da discussão é como garantir, no viés da formação, a compreensão da especificidade da Educação Infantil tendo como mote o entrelaçamento entre teoria e prática. Neste propósito, apresenta dois programas de formação continuada proposto pelo MEC nos últimos 15 anos e aponta reflexões, caminhos e desafios a partir de uma experiência de formação inicial de professores na Universidade, em que se busca discutir a identidade da docência na Educação Infantil.

 

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Daniela Oliveira Guimaraes, UFRJ

Faculdade de Educação Departamento de Didática

Deise Arenhart, UFRJ

Faculdade de Educação

Departamento de Didática

Nubia Oliveira Santos, UFRJ

Faculdade de Educação

Departamento de Didática

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