Formação de competências: percepção de professores no ensino superior

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Emmanuela Lúcia de Queiroz Pimenta Dantas
Hilderline Câmara de Oliveira

Resumo

No cenário atual a atenção se volta para o fato de que profissionais estão sendo formados no Ensino Superior e que competências são exigidas ao docente, pelo mercado. Este estudo tem como escopo analisar os impactos no processo de formação de competências docentes, do programa de formação Eu-Professor, a partir da percepção dos docentes das escolas de Gestão e Hospitalidade, da Universidade Potiguar/UnP. A pesquisa é de natureza quali-quanti, caracterizada como estudo de caso, com aplicação de questionários de autoavaliação, sobre as necessidades de formação e a realização do grupo focal com professores da referida Universidade. Podemos inferir que o programa Eu-Professor teve impactos significativos no paradigma da relação de docentes/discentes e sua atuação em sala de aula.

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Artigos
Biografia do Autor

Emmanuela Lúcia de Queiroz Pimenta Dantas, UNP

Mestre em Psicologia Organizacional, Especialista em Docência do Ensino Superior e Bacharel em Administração. Aprovada como professora Substituta para o Departamento de Administração da UFRN e professora mediadora do IFRN na disciplina de Gestão Organizacional. Profissional com experiência em Docência e orientação na Pós Graduação (UniFacex e UnP), em avaliação de trabalhos científicos (UFRN e UnP), coordenação de projeto de pesquisa em Psicologia Organizacional voltado para Competências Docentes em EaD, tutoria na Educação a Distância da UnP nas disciplinas Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Administração da Carreira Profissional, Negociação, Globalização e Negócios, Liderança e Motivação de Equipes, Comportamento organizacional, Empreendedorismo, Metodologia do Trabalho Científico, Desenvolvimento Humano e Social, Tecnologia na Formação Profissional, Desafios Contemporâneos, Desenvolvimento Sustentável e Ambiental.

Hilderline Câmara de Oliveira, Universidade Potiguar-UnP

Doutora em Ciências Sociais - UFRN. Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), na Universidade de Coimbra-Portugal, com bolsa Capes. Pós-Doutorado em Direitos Humanos na UFPB na área de concentração das Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Humanos. Mestre em Serviço Social, Especialista em Antropologia Cultural - UFRN e se especializando em educação em saúde/EaD. Assistente Social pela UFRN (2001). Docente da graduação em serviço social e do Stricto Sensu da Universidade Potiguar-UnP (Mestrado em Administração e de Psicologia). Assistente Social do hospital Giselda. Professora colaboradora da Academia de Policia Militar do RN. Assessora e Consultora em Projetos Sociais. Foi Agente de Proteção da Criança e do Adolescente - Poder Judiciário/RN - TJF - 1ª Vara da Infância e Adolescente.

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