A importância das narrativas na construção do ensino jurídico antirracista

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Danilo dos Santos Rabelo
Karyna Batista Sposato

Resumo

O presente artigo discute alguns aportes introdutórios sobre a relevância das narrativas como importantes aliadas na construção de um método de ensino jurídico alinhado à experiência social do povo negro no Brasil. Em primeiro lugar, ressalta que a perpetuação das relações desiguais de poder no ensino, mantém-se, dentre diversas estratégias de exclusão epistêmica, através do silenciamento dos oprimidos. Posteriormente, apresenta um breve apanhado histórico sobre a influência eurocêntrica e colonizadora na construção do ensino jurídico nacional. Por fim, conclui-se sobre a imprescindibilidade das narrativas como mecanismo de empoderamento, de denúncia e de compartilhamento de estratégias de vivência e de sobrevivência em um ensino jurídico que busca se constituir enquanto antirracista.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Danilo dos Santos Rabelo, Universidade Federal de Sergipe/Mestrando

Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe, sendo bolsista/CAPES.

Karyna Batista Sposato, Universidade Federal de Sergipe/Professora Adjunta

Doutora em Direito. Professora Adjunta do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Desigualdade(s) e Direitos Fundamentais.

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