PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Rui Anderson Costa Monteiro
Paloma Tavares Ferreira Rocha
Tatiana Pereira de Freitas Reis
Alessandro Barreta Garcia

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em discutir as Metas 15 e 16 do PNE 2014-2024 por meio de revisão documental. O PNE 2001-2010 projetava 70% dos professores de educação infantil e de ensino fundamental com formação específica em nível superior (licenciatura) no respectivo decênio e, em cinco anos, aos professores do ensino médio, porém isso não aconteceu. Agora, o atual Plano ampliou suas metas incluindo formação em pós-graduação dos professores da educação básica. Parece-nos estarmos diante de números incoerentes quando comparamos o respectivo PNE às estratégias adotadas nos últimos anos pelas políticas educacionais. Os investimentos e os processos formativos não dão conta dos problemas e protelam resultados próximos aos projetados. Justificam o insucesso com o discurso da gestão complexa num país heterogêneo, somado à herança de governos anteriores. Em tese, objetivos que não levam em consideração as realidades do país colaboram para o fracasso e para metas inatingíveis.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rui Anderson Costa Monteiro, Universidade Nove de Julho

Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho - Mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul - Docente da Universidade Nove de Julho nos Cursos de Licenciatura.

Paloma Tavares Ferreira Rocha, Universidade Nove de Julho.

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (Doutorado)

Tatiana Pereira de Freitas Reis, Universidade Nove de Julho

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (Doutorado)

Alessandro Barreta Garcia, Universidade São Judas Tadeu

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física - Universidade São Judas Tadeu

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