A INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA MÚSICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES

Conteúdo do artigo principal

Pamella Cristina Dias Xavier
Marluce Fabíola Coelho Cunha
José ANTONIO VIANNA

Resumo

Este estudo procurou verificar na percepção de professores em um Projeto de Educação Musical situado em uma favela no município do Rio de Janeiro, sobre a formação escolar, profissional e cidadã dos alunos participantes. O roteiro de entrevista focalizou a percepção de nove professores (Masc = 5; Fem = 4) com média de 39 anos de idade e tempo médio de atuação no Projeto de 15 anos. Os docentes acreditam que, as vivências dos alunos nas atividades, despertaram o gosto pela música e a valorização das relações sociais criadas no ambiente, menos sujeito aos efeitos deletérios do crime organizado. Segundo os entrevistados, a percepção das oportunidades sociais e profissionais decorrentes do desenvolvimento de habilidades e competências na música, parece motivar a permanência dos alunos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Pamella Cristina Dias Xavier, PPGEB UERJ

Mestra de Ensino na Educação Básica

Marluce Fabíola Coelho Cunha, PPGEB UERJ

Mestranda no PPGEB/CAp UERJ

José ANTONIO VIANNA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Educação Física e Desportos Mestrado de Ensino na Educação Básica

Doutor em Educação Física

PPGEB CAp UERJ

Referências

ABREU, D. V.; MARQUES, O. A. B. Pequenos enredos nas escolas parque de Brasília: o que contam as crianças sobre a aula de música. Rev. ABEM, 26(40):131-148, jan. jun 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/22497/1/2016_Ol%C3%ADviaAugustaBenevidesMarques.pdf Acesso em: jan/2020.

ALMEIDA, J.; LOURO, A. L. Biografia músico-educativa: aspectos teóricos e metodológicos, Rev. ABEM, Londrina 27(42):94-112, jan./jun 2019. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/806 Acesso em: jan/2020.

BEINEKE, V. Ensino musical criativo em atividades de composição na escola básica. Rev. ABEM, Londrina, (23)34:42-57, jan. jun 2015. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/531 Acesso em: jan/2020.

BHAN, N., BHADRA, K., RAO, N., YORE, J.; RAJ, A. “Sport as a Vehicle of Change for Livelihoods, Social Participation and Marital Health for the Youth: Findings from a Prospective Cohort in Bihar, India”. EClinicalMedicine 20:100302, 2020. doi: 10.1016/j.eclinm.2020.100302. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/eclinm/article/PIIS2589-5370(20)30046-8/fulltext Acesso em: jan/2020.

CASTRO, S.B.E.; SOUZA, D.L. “Significados de um projeto social esportivo: um estudo a partir das perspectivas de profissionais, pais, crianças e adolescentes”. Movimento (ESEFID/UFRGS) 17(4):145–63, 2011. doi: 10.22456/1982-8918.22268. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/22268 Acesso em: jan/2020.

CERNEV, F. K. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: uma perspectiva metodológica para o ensino de música. Rev. ABEM, Londrina, 26(40):23-40, jan./jun 2018. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/718 Acesso em: jan/2020.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

COSTA, C. R. B. S. F.; SANTOS, M. M.; FRANCO, K. S.; BRITO, A. O. Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação. Rev. Psicologia: Ciência e Profissão, 31(4):840-855, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/JPzXtzyyQyLPfXbkT6KvXmM/abstract/?lang=pt Acesso em: jan/2020.

COUTO, A. C. N.; SANTOS, I. R. S. Por que vamos ensinar Música na escola? Reflexões sobre conceitos, funções e valores da Educação Musical Escolar. Rev. Opus, Goiânia, 15(1):110-125, jun 2009. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/265 Acesso em: jan/2020.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CUNHA, D. S. S. Música eletroacústica na escola: delineando perspectivas sob a abordagem sociocultural da educação musical. Rev. Música Hodie, Goiânia, 17(1):19-30, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/47031 Acesso em: jan/2020.

CUNHA, R. C. Performance musical em grupo: musicoterapia, coro e banda. Rev. Música Hodie, Goiânia, 15(2):48-6, 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/39700 Acesso em: jan/2020.

EUGENIO, M. L; ESCALDA E.; LEMOS, S. M. A. Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacional. Rev. CEFAC, 14(5) São Paulo set./out 2012. E pub 22-maio-2012. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/28564 Acesso em: jan/2020.

FIALHO. V. M. As aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos. Rev. ABEM, Londrina, 22(32):104-116, jan. jun 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/465 Acesso em: jan/2020.

GANHOR, J. P. O Rap na Educação Científica e Tecnologia. Rev. Ciência e Educação, Bauru, 25(1):163-180, jan. ago 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rZWfTZzKgTVgJkKKqpkLbYb/?lang=pt&format=pdf Acesso em: jan/2020.

GUAZINA, L. Etnomusicologia brasileira, participação e educação: reverberações a partir do Sul. Rev. Brasileira de Música, Rio de Janeiro, 31(2):103-123, jul. dez 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/viewFile/26282/14115 Acesso em: jan/2020.

KLEBER. M. O. A prática de educação musical em ONGS: Dois estudos no contexto urbano brasileiro. Curitiba: Appris, 2014.

MARTINEZ, A. P. A.; PEDERIVA, P. L. M. Um breve olhar para o passado: contribuições para pensar o futuro da educação musical. Rev. ABEM, Londrina, 21(31):11-22, jul./dez 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/68 Acesso em: jan/2020.

MENDONÇA, P.; ROCCA, R.; TEKO, M. O funk e a educação: etnomusicologia e pesquisa-ação participativa em contextos diversos. Rev. Debates UNIRIO, 19:191-207, nov 2017. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/revistadebates/article/view/7031 Acesso em: jan/2020.

MINAYO, M. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOTTA, P. R.; SCHMITT, V. G. H. Transformação Individual, Ascensão Social E Êxito Profissional. Rev. de Administração Pública, Rio de Janeiro 51(3):451-461, mai./jun., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/NgqFzVbKPxKzPS3vMVZysRC/abstract/?lang=pt&format=html&stop=next Acesso em: jan/2020.

MÓNICO, L. S. M.; SANTOS-LUIZ, C.; SOUZA. D. N. Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos: A opinião de diretores e de Professores do Ensino Básico português. Rev. Lusófona de Educação, 29:105-119, abr., 2015. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5097 Acesso em: jan/2020.

NOLS, Z.; HAUDENHUYSE, R.; THEEBOOM, M. Urban Sport-for-Development Initiatives and Young People in Socially Vulnerable Situations: Investigating the ‘Deficit Model’. Social Inclusion, 5(2):210–222, 29 jun 2017. https://doi.org/10.17645/si.v5i2.881

PENNA, M.; PINTO, A. L.; SANTOS, S. Relações com a música em diversos contextos de formação: significações e sentido de vida. Rev. ABEM, 26(40):5-22, jan./jun 2018. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/714 Acesso em: jan/2020.

PIKE, E.C.J.; PAGE, A.; VINAS, V. “Playing Out: A Movement for Movement?” Frontiers in Sociology, 3:32, 2018. https://doi:10.3389/fsoc.2018.00032

PIZZATO, M. S.; HENTSCHKE, L. Motivação para aprender música na escola. Rev. ABEM, Porto Alegre, 23:40-47, mar 2010. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/214 Acesso em: jan/2020.

RUGIU, A. S. Nostalgia do mestre artesão. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

SANTOS, L. A. V.; PAPPÁMIKAIL. L. Arte e Inclusão Social: uma Análise sobre a Importância de Projetos Artístico-Culturais numa Escola Brasileira de Ensino Profissional e Tecnológico. Rev. UIIPS, 5(3):66-80, 2017. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14526 Acesso em: jan/2020.

SENNETT, R. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2015.

SILVA JÚNIOR, J. D. Música, saúde e bem-estar: aulas de música e habilidades cognitivas não musicais. Rev. ABEM, 27(42):36-51, jan./jun 2019. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/798 Acesso em: jan/2020.

VEBER, A. A escola de tempo integral: um espaço potencial para as aulas de música na educação básica. Rev. ABEM, Londrina, 20(29):39-50, jul./dez 2012. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/pdfs/ed29_revistadaabem.pdf Acesso em: jan/2020.

VIANNA, J. A.; LOVISOLO, H. R. A inclusão social através do esporte: a percepção dos educadores. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, 25(2), abr./jun 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/SyMFvbYg5ZgFZZL5V5NP6GH/abstract/?lang=pt Acesso em: jan/2020.

VIANNA, J.A; LOVISOLO, H.R. Sports: The Expectation of Children and Young Practitioners in the Favela. Journal of Physical Education and Sports Management. 5(1):22-29, jun 2018. Disponível em: http://jpesm.com/journals/jpesm/Vol_5_No_1_June_2018/3.pdf Acesso em: 22/10/2020.

VIEIRA JUNIOR, L. A. B.; MONTANDON, M. I.; MARINS, P. R. A. Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar, Rev. ABEM, Londrina, 25(38):62-75, jan./jun 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/662 Acesso em: jan/2020.

XAVIER, P.C.D. Projetos de Inclusão Social por Meio da Música: A Percepção dos seus Atores. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional de Ensino na Educação Básica). PPGEB CAp UERJ, 2021.

ZALUAR, A. Cidadãos não vão ao paraíso. São Paulo: Editora Escuta, 1994.