IMPLICAÇÕES DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2019 NA FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFISSIONAIS NÃO LICENCIADOS

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Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadêlha
Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar as implicações da Resolução CNE/CP nº 02/2019 na formação pedagógica dos profissionais graduados não licenciados que desejam se habilitar para o magistério. Para tanto, assume uma abordagem metodológica qualitativa, de cunho teórico e documental, estruturada a partir de uma análise da resolução em pauta e seus antecedentes legais; e da revisão de literatura acerca da formação pedagógica de professores. Considerando as recentes reformas educacionais empreendidas no Brasil (Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio) e o número de profissionais não licenciados que atuam na educação básica, este constructo parte da necessidade de problematizar a aparente depreciação da profissão docente sob a ótica da legislação, tendo em vista a precarização e o aligeiramento da formação docente traduzidos pela regulamentação em vigor. Com base nisso, concluímos que as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores colaboram em grande medida para o aprofundamento da desvalorização da profissão docente, por meio do aligeiramento e da precarização da formação pedagógica de profissionais graduados não licenciados que pretendem se habilitar para o magistério.

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Biografia do Autor

Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadêlha

Mestra em Educação pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduanda (Lato Sensu) em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Atuou como professora na Educação Infantil (2016-2017) e no Fundamental I (2018-2019). Foi bolsista do Projeto de Extensão "Relações de Gênero na Escola" (2017-2018) e do Programa Residência Pedagógica (2019) atuando no subprojeto "Novas estratégias de metodologia colaborativa no Ensino Fundamental: ressignificando o aprender com os mapas conceituais".

Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira

Mestre em Educação e Ensino (MAIE) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)(2022). Especialista em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única de Ipatinga (2018). Graduado em História pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2018), em Letras - Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2016) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2014). Atualmente atua como pedagogo na Faculdade de Tecnologia CENTEC - Sertão Central e como Professor da Educação Básica no município de Quixeramobim, Ceará. Pesquisa na área da Educação, com foco na Educação Profissional e Tecnológica e Formação Docente.

Ana Cristina de Moraes

Pós-doutora em Educação - UFC (2020). Doutora em Educação - UNICAMP (2015). Mestra em Educação - UFC (2002). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes - UECE (2007) e em Políticas Sociais - UNB (2001). Licenciada em Arte-educação. Graduada em Serviço Social - UECE (1999). Atualmente é professora adjunta da UECE. Tem experiência na área de Educação, com foco nos seguintes temas: Arte-educação, Saberes e Formação Docente, Pesquisa-formação. Coordena o Projeto de Extensão Núcleo de Artes Cênicas da FACEDI/UECE - NACE. Está vinculada aos Programas de Pós-Graduação - PPGE e MAIE/UECE. É vice-coordenadora do PPGE-UECE (2021-atual). Coordena o Grupo de Pesquisa Investigações sobre Arte, História e Ensino - IARTEH.

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