ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE: INDICADORES EDUCACIONAIS BRASILEIROS.

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Elisabete Cristina Pereira Eches

Resumo

O presente artigo é proveniente de uma pesquisa de mestrado em educação. Objetiva analisar o acesso e a permanência de estudantes com deficiência visual no ensino superior entre 2009 e 2018 a partir do Censo da Educação Superior. O estudo se debruça sobre dados dos alunos, recursos de acessibilidade dos cursos e acessibilidade arquitetônica. Tem como embasamento teórico o Materialismo Histórico. Conclui que estudantes com deficiência visual enfrentam muitos desafios no acesso e na permanência no ensino superior na medida em que a maioria é oriunda de escola pública e estuda em universidades privadas; um maior número estuda à noite; a maioria é branca; ainda faltam recursos de acessibilidade em muitos cursos no país e ainda falta acessibilidade arquitetônica em muitos locais de oferta no país.

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Biografia do Autor

Elisabete Cristina Pereira Eches, Pedagoga do Instituto Federal do Paraná câmpus Londrina, Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Educação Especial, Gênero e Diversidade na Escola e Gestão Escolar.

Pedagoga do IFPR Londrina há 11 anos, membro do NAPNE desde 2011. Atua na inclusão de estudantes com deficiência na educação profissional básica, científica e tecnológica.

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