IMPACTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA SAÚDE MENTAL DOS DOCENTES

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Anne Caroline do Nascimento SILVA
Alan Francisco da Costa LIMA JÚNIOR
Rita di Cássia de Oliveira Angelo

Resumo

Dentre as medidas nacionais de contingenciamento à COVID-19, a suspensão das aulas presenciais e implementação do ensino remoto emergencial, impôs uma rápida adequação dos docentes às tecnologias de informação e comunicação, transferindo a sala de aula para as telas dos equipamentos eletrônicos. A jornada de trabalho aumentou e se sobrepôs às rotinas doméstica e familiar. Este estudo de revisão integrativa da literatura pretende delinear as principais dificuldades decorrentes do ensino remoto e o impacto na saúde mental dos docentes universitários. Os resultados demonstram que, aliadas aos temores da pandemia, as mudanças na rotina laboral constituíram fatores de intensificação de transtornos mentais comuns, apontando para uma epidemia silenciosa de adoecimento mental docente.

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Artigos
Biografia do Autor

Anne Caroline do Nascimento SILVA, Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco (PPGFPPI/UPE)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco (PPGFPPI/UPE) 

Alan Francisco da Costa LIMA JÚNIOR, Curso de Bacharelado em Medicina, Universidade de Pernambuco (UPE)

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Medicina, Universidade de Pernambuco (UPE)

Bolsista de iniciação científica CNPq

Rita di Cássia de Oliveira Angelo, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Professora Adjunta no Colegiado de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Serra Talhada Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS) da UPE Campus Garanhuns

Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco (PPGFPPI/UPE) 

 

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