Vol. 11 No. 21 (2016): Debates Contemporâneos
Debates Contemporâneos

Editorial

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Jordanna Castelo Branco
1 a 4
Editorial
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2331
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2331

Artigos

Emiliano Gambarotta
5 a 26
A ALQUIMIA DE UMA DOMINAÇÃO E A POSSIBILIDADE DE SUA TRANSFORÇÃO: EDUCAÇÃO E POLÍTICA EM P. BOURDIEU
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2322
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2322
Nayara Cristina Carneiro de Araujo, Miriam Fabia Alves, Claudia Borges Costa
27 a 40
O RETORNO DOS JOVENS À ESCOLA: A CENTRALIDADE DO TRABALHO
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2000
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2000
Virginia Teles Carneiro, Sonia Maria Rocha Sampaio
41 a 63
EM BUSCA DE EMPREGO: A TRANSIÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS E EGRESSOS PARA O MUNDO DO TRABALHO
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2215
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2215
Alessandra Rodrigues, Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano
64 a 81
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO EM UMA EXPERIÊNCIA DE WEB CURRÍCULO
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2474
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2474
Leonardo Villela de Castro
82 a 97
PROFESSORES "INVISÍVEIS”? LUTANDO POR UMA EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA ALGUMA
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2228
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2228
José Roberto Franco Reis, Camila Furlanetti Borges
98 a 120
CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO BRASIL
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2127
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2127
Marcos Carneiro Silva
121 a 135
OS DEBATES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DE CURRÍCULO
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.1733
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.1733
Mariângela Costa Schneider, Jacqueline Silva da Silva, Rogério José Schuck
136 a 152
A INVESTIGAÇÃO E A DOCUMENTAÇÃO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO FAVORECEDORAS DO PROTAGONISMO INFANTIL
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2290
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2290
Jairo de Carvalho Guimarães, Renato José de Oliveira
153 a 169
O DILEMA ÉTICO E A PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA À LUZ DA ARGUMENTAÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2687
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2687
Crislane Barbosa Azevedo, Rosa Milena Santos
170 a 191
ENSINO MODERNO PÚBLICO NO RIO GRANDE DO NORTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX: EM FOCO OS PASSEIOS EXTRA-CLASSE DOS GRUPOS ESCOLARES
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2506
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2506
Janote Pires Marques
192 a 210
O PAPEL DOS RITUAIS NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE ALUNOS NAS ANTIGAS ESCOLAS MILITARES
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2745
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2745
Nailda Marinho da Costa, Angela Maria Souza Martins
211 a 229
MOVIMENTO FEMINISTA E EDUCAÇÃO: CARTAS DE MARIA LACERDA DE MOURA PARA BERTHA LUTZ (1920-1922)
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2539
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2539

Resenhas

Vicentônio Regis do Nascimento Silva
230 a 235
PEDAGOGIA DO SILENCIAMENTO
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2177
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2177
Fernanda Walter Omelczuk
236 a 240
UMA APOSTA NO INVISÍVEL: O FAZER FILOSOFIA COM CRIANÇAS
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2262
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2262

Entrevistas

Sheila Cristina Monteiro Matos
241 a 245
ENTREVISTA COM LIBÂNIA NACIF XAVIER: O I PROGRAMA ESPECIAL DE EDUCAÇÃO (1983-1986).
https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.3141
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.3141